sexta-feira, 17 de julho de 2009

CDC TITAN/EUSÉBIO abre as portas para a comunidade acessar a internet gratuitamente

Nos meses de férias o Centro Digital do Ceará (CDC), localizado no Eusébio (CE), abre as portas para comunidade acessar gratuitamente a internet. O acesso a internet é livre e conta com o apoio de um instrutor capacitado para ajudar e tirar dúvidas dos internautas. O CDC é aberto de segunda a sexta, das 08h30min às 17h00min.

O estudante Michael Martins, 20 anos, utiliza o CDC para fazer pesquisas acadêmicas, estudar e se comunicar com familiares distantes. “Aqui eu posso ler livros, estudar e também me relacionar e comunicar com amigos e familiares distantes”. Já Anderson, 15 anos, utiliza o espaço para saber notícias do mundo, fazer pesquisas escolares e para se comunicar com amigos e parentes.

Para o instrutor do CDC, Edson Batista, 20 anos, o espaço além de capacitar jovens em uma profissão também faz seu papel de inclusão digital. “Tem gente que perde o emprego, pois não tem curso de informática e nem conhecimento na área. A comunidade é formada por pessoas muito carentes, que não tem computador em casa e acesso a tecnologia. Por isso, esse espaço torna-se importante não só para formar pessoas através da garagem digital, mas também para que as pessoas possam acessar gratuitamente a internet e se capacitar.”

Edson Batista é um exemplo para a comunidade. Aos 17 anos participou do curso Garagem Digital, sendo um dos alunos de destaque do projeto. Posteriormente, foi chamado para ser instrutor do curso, onde já é estagiário há mais de um ano. Para ele o CDC foi importante, pois aprendeu uma profissão e hoje pode compartilhar seus conhecimentos com outros colegas da comunidade.

CDC
É um espaço mantido pelo Instituto TITAN em parceria com o CENTEC, SECITECE e prefeitura do Eusébio para capacitar jovens do município em Tecnologia da Informação e Comunicação através do projeto “Garagem Digital”.


Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN – ITIC
Fones: (85) 3279-2188 / 9977-6328
Kellyanne Pinheiro – Jornalista responsável – MTB: 2354/CE
Gisele Antenor – Estagiária de Jornalismo

ITIC recebe visita da SOFTEX e se reúne com CGDT

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação – ITIC recebeu a visita do gerente Administrativo Financeiro da Softex, Fabian Appel Petrait, e do representante do Grupo Provector, José Donizete Valentina que vieram para o Instituto verificar o andamento do projeto “Capacitação Orientada a Competitividade da Indústria Brasileira de Software”, realizado pelo ITIC em parceria com a Softex.

O projeto visa atender a demanda de profissionais capacitados para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Ceará. O ITIC em parceria com a Softex já capacitou 44 profissionais através dos cursos de Gerenciamento em Projetos de TI e UML. Outros 24 alunos estão em processo de profissionalização no curso de Formação de Programadores em Java, com carga horária de 300 horas/aula.

Para atender a demanda os representantes da Softex se reuniram com o Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico – CGDT para verificar a possibilidade de uma parceria. Durante a reunião, foi constatada a necessidade de formar mais profissionais do setor de TIC. Na oportunidade, o presidente do CGDT, Antonio de Barros Serra enfatizou a necessidade de capacitar mais profissionais no Estado e se prontificou em viabilizar a parceria.

Fabian Petrait e Donizete Valentina visitaram a capacitação de Formação de Programadores em Java e conversaram com os alunos Samuel Comaru e Davi Gomes, com o objetivo de conferir o andamento do curso, bem como com o Instrutor Rafael Carneiro visando detectar a importância dessa formação para o mercado de trabalho, ressaltada pelo referido professor.

Oportunamente, por ocasião da visita, foi realizada a solenidade de entrega de certificados dos alunos do curso de UML (Unified Modeling Language) Modelagem de Projeto de Software Orientado a Objeto. Fabian e Donizete conversaram com os alunos concludentes e com o Instrutor Mario Sandro, buscando avaliar a capacitação promovida pelo Agente SOFTEX. O professor destacou a importância da continuidade do projeto em benefício da indústria cearense de software.

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Kellyanne Pinheiro - Jornalista responsável - MTB: 2354/CE
Gisele Antenor - Estagiária de Jornalismo

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cearense ganha prêmio internacional da IBM


Empresa cearense ganha o prêmio IBM de tecnologia e foi destaque nos telões de Nova York. A empresa desenvolveu um projeto para a Chesf que reduziu o tempo de operação de dados, de 96 horas para 18 minutos

A empresa cearense de Tecnologia da Informação, Lanlink, recebeu o prêmio Beacon Awards, promovido pela multinacional IBM, por ser considerada protagonista do melhor caso de sucesso em relação ao uso de novas metodologias de armazenamento e produção de dados.

Segundo o sócio da empresa, Sérgio Ricardo Oliveira, os vencedores do Prêmio foram anunciados nos telões da Times Square, em Nova York. “Estivemos presentes em meio aos gigantes da tecnologia. Nossa logomarca foi exposta nas mundialmente conhecidas telas do local”, comemorou Oliveira.

A Lanlink desenvolveu um projeto para a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) que possuía a necessidade de organizar e acelerar os cálculos sobre investimentos na Região. “O programa deles levava 96 horas para finalizar a operação”, explicou Oliveira.

Como não era possível mexer no código da máquina, os técnicos da Chesf procuraram a empresa cearense para criar uma solução em software. “Então utilizamos servidores da IBM chamados de Blade Server e adaptamos para esta demanda da Chesf”, explicou Oliveira que ainda disse que, com a adaptação, o tempo operacional caiu de, anteriormente 96 horas, para apenas 18 minutos.

Este tipo de servidor é em formato de lâmina, por isso tem capacidade de armazenar maior quantidade de informações, com economia de espaço físico e de energia elétrica. Segundo Sérgio Ricardo Oliveira, o projeto é inusitado porque usa a tecnologia Infiniband que é baseado em transmissão de dados em alta velocidade e que permite a comunicação rápida e eficaz entre diferentes servidores. “É tudo fabricado pela IBM e nós fomos responsáveis pela primeira venda deste software no Brasil”, disse.

Futuro A IBM anualmente convida seus parceiros para submeterem os projetos ao prêmio. “Fomos um dos convidados e mostramos que temos competência para disputar ao lado das maiores empresas de tecnologia”, afirmou o diretor da Lanlink.
Para Sérgio Oliveira, a tendência para o futuro é a necessidade por capacidade de memória, com menos uso de espaço físico.

Carlos Henrique Coelho - da Redação

Fonte: Jornal O Povo
Caderno: Economia
Link: http://www.opovo.com.br/opovo/economia/892846.html

Gilberto Gil critica punição à pirataria na Internet


O cantor e compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, se declarou contrário a punições à pirataria na internet, exceto no caso de um grande consenso social, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol El País.

"Estão em jogo as liberdades em uma sociedade democrática. Estas sanções só poderiam acontecer no caso de um grande consenso social", declarou o artista, que está em Paris como parte de uma turnê mundial. Grande figura do movimento tropicalista, Gilberto Gil, 67 anos, foi ministro da Cultura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva durante cinco anos e meio, até julho de 2008.

"Os limites às possibilidades que a tecnologia oferece ao público teriam que ser ser estabelecidos depois de um amplo debate democrático", considera Gil, que com frequência convida os espectadores de suas apresentações a filmar e fazer fotografias. "No terreno cultural é preciso buscar um equilíbrio entre o interesse comum e a agenda do mundo capitalista", completou.


Fonte: AFP / Jornal O Povo
Link:
http://www.opovo.com.br/diversaoearte/892799.html

Silverlight

A Microsoft lançou na última sexta-feira a nova versão de sua ferramenta de aplicações multimídia para internet, o Silverlight 3.0, que concorre com o Flash, da Adobe. A nova tecnologia permite o acesso offline a conteúdos multimídia da internet. Para conhecer e baixar a novidade para o seu PC, acesse www.seethelight.com.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Coluna: Na Rede
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=654036

Perigos no Twitter

O sucesso do site de microblogs Twitter (www.twitter.com) é comparável ao avanço em popularidade que teve o Orkut quando caiu na graça dos internautas brasileiros. Mas, como acontece com todo serviço que se torna popular, o Twitter passa a ser o novo alvo de armadilhas dos fora-da-lei do mundo virtual. Esta tendência já começa a ser notada. De acordo com a Eset, empresa que atua na proteção pró-ativa contra ameaças para computadores, durante o mês de junho surgiram perfis falsos na rede social com o objetivo de obter os dados de usuários reais e propagar notícias maliciosas pela rede. Os usuários maliciosos do Twitter criam perfis falsos, geralmente de pessoas famosas, para atrair seguidores e enviar suas mensagens. Eles também são capazes de roubar informação pessoal dos perfis dos usuários para enviar mensagens a seus seguidores, fazendo-se passar pelo contato verdadeiro.

Links suspeitos
Como os textos no Twitter são limitados a 140 caracteres, é comum os usuários adicionarem links para informações complementares. Esse hábito acaba sendo aproveitado pelos usuários maliciosos, que acrescentam links para direcionar o acesso ao download das mais diversas ameaças virtuais. Nos últimos dias, as notícias sobre o acidente da Air France e o falecimento de Michael Jackson foram usadas para propagar mensagens falsas, com links para supostos vídeos, imagens ou notícias que acabavam fazendo o download de ameaças.

Proteção gratuita
• O antivírus AVG, mais precisamente sua versão gratuita AVG Free, está entre os preferidos pelos usuários domésticos no Brasil. São mais de seis milhões de brasileiros que utilizam esse software diariamente. O programa oferece ‘‘proteção básica’’ contra vírus e spyware. Ele pode ser obtido através do endereço free.avg.com/pt.1.

• Incentivada pela popularidade que seu produto gratuito alcançou no Brasil, a AVG está lançando, em português, o fórum de discussão ‘‘Free Fórum’’, que se destina a oferecer dicas e esclarecer dúvidas dos usuários. O novo serviço, disponível no site
http://forums.avg.com/pt.freeforum, é a estratégia da empresa para desafogar o suporte da versão paga do antivírus, para o qual os usuários gratuitos acabavam ligando quando desejavam alguma orientação.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Coluna: Na Rede

Orkut e Twitter ecoam opiniões na internet

Quer comprar alguma coisa através da internet e não está seguro sobre a confiabilidade do site de comércio eletrônico ou do produto desejado? Experimente acessar o Orkut. Este site de relacionamento tem sido o meio preferido dos brasileiros para ‘‘botar a boca no trombone’’ e manifestar suas opiniões sobre suas experiências de consumidor.

As comunidades do Orkut abrigam 45,9% dos depoimentos dos internautas brasileiros sobre marcas e produtos. O dado é uma das constatações da pesquisa realizada pela empresa E.Life, especializada na monitoração e análise da comunicação ‘‘boca a boca’’ online sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais e fóruns, entre outros meios na web. Em seu estudo, a E.Life comparou o comportamento da blogosfera no Brasil entre janeiro e abril de 2008 em relação ao mesmo período desse ano.

Segundo a E.Life, o site de microblogs Twitter (
www.twitter.com) vem crescendo entre as redes sociais, mas ainda não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Em 2008, o Orkut possuía 61,1% da fatia de depoimentos online dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% dessas manifestações envolvendo experiências de compra.

A partir de 2009, houve uma mudança: o Twitter pulou da sexta para a segunda colocação como o serviço mais utilizado nas postagens na internet de depoimentos sobre marcas e produtos, com 23%. Mesmo conquistando espaço, o microblog Twitter não ultrapassou a marca de 45,9% do Orkut, que continua líder no ranking.

A faixa etária do usuário das redes sociais no Brasil é outro dado interessante levantado pelo estudo da E.Life. Grande parte desses usuários são os jovens entre 19 e 25 anos, seguidos pela faixa etária de 26 a 30 anos, que publicam depoimentos nos serviços de mídia gerada pelo consumidor. “Isso nos permite prever que o hábito de leitura e utilização das mídias sociais para decisão de compra de produtos e serviços irá se consolidar nos próximos anos, juntamente com o envelhecimento da população jovem, pioneira no uso das redes sociais”, diz Alessandro Barbosa, principal executivo da E.Life.

Marcas mais citadas
A Microsoft foi a marca mais citada pelos usuários de Twitter no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela E.Life no último mês de maio. Nesse período, a empresa foi citada 4.500 vezes, liderando o ranking com 12% dos comentários. O assunto principal em relação à companhia de software foi o Windows Vista. Depois da Microsoft, o Linux, com 3.915 citações, e a Nokia, com 3.253, foram os nomes que mais motivaram comentários dos usuários da rede Twitter.


MERCADO DA OPINIÃO
Orkut: 45,9%
Twitter: 23,0%
Blogspot: 12,5%
ReclameAqui: 8,9%
Yahoo Resp: 4,2%
Wordpress: 3,0%
YouTube: 1,9%
Flickr: 0,4%
Spaces.live: 0,1%
Fotolog: 0,1%


Foto: Gustavo Pellizzon
Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=654033

Vamos Chilrear?

Você já deve saber que o Twitter está fazendo a diferença na vida das pessoas. A não ser que seja novo nas mídias sociais da internet.

Depois do fracasso do Second Life é a vez do Twitter e junto com ele vem o YouTube que mais crescem no mundo. Mas o que você precisa saber é que ele pode ajudar os seus negócios a chegarem perto dos seus consumidores, e vender mais produtos e serviços. Da venda de computadores e notebooks usados até empadinhas caseiras, assim o Twitter vai se tornando mais e mais popular.

Todo mundo, incluindo o presidente dos Estados Unidos parece que aderiu. Mas se esse serviço vai dar lucro para os donos em São Francisco, nem eles mesmos sabem. Até agora é patrocinado por um grupo de investimento comandado por Jeff Bezos, CEO da Amazon.com.

O movimento no Twitter.com alcançou 10 milhões de visitantes em fevereiro de 2009, e significa aumento de 700% sobre a mesma época no ano passado (fonte: comScore.).

Curiosamente no Brasil as redes sociais parecem crescer mais do que nos seus países de origem. Vale lembrar a febre do Orkut, que continua, e no Brasil tem o maior número de membros. Extremamente limitado com frase de 140 caracteres, o Twitter só era reconhecido como um indicador de consumo, mas nunca como uma ferramenta de negócios. Mas os profissionais de marketing de todo mundo prestaram atenção quando a Dell Outlet (@delloutlet) anunciou que o Twitter gerou 1 milhão de vendas online postando lin ks de e-commerce para sua listagem - alimentada pelo Twitter. Agora muitos tentam integrar esta mídia social aos seus objetivos de marketing. Como qualquer outro canal de mídia social é mais barata de alcançar consumidores.

O Twitter foi criado em 2006 por Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey. Stone trabalhou no Google, Williams é mais conhecido como criador do ‘Blogger’, mais tarde vendido ao Google.
No momento estão menos preocupados com suas próprias receitas financeiras e mais com o crescimento do serviço. Esta é a estratégia atual.

O público maior do Twitter não é de adolescentes. Mais de 60% dos usuários estão na faixa de 25 e 49 anos. No segmento de 18 a 24 anos, a base de usuários se mostrou inexpressiva demais para ser mensurada. Os usuários com menos de 17 anos formam apenas 3,6%.

O conhecimento sobre o seu usuário é muito menor do que o Facebook, que é voltado nesse sentido, mas não exige o comprometimento. Portanto não espere ser convidado para festinhas de gente famosa.

Esta nova febre já gerou vários livros para quem quer entender o fenômeno. Conheça mais sobre o assunto com o livro ´Twitter Success Stories‘ de Erik Bratt e a edição brasileira de ‘Twitter - Influenciando Pessoas & Conquistando o Mercado!´, de Anderson Vieira. Eles apresentam alguns interessantes cases de sucesso.

Ok! Mas o que é Twitter? - “chilrear”, ou seja, o piu-piu dos pássaros.

Dicas da internet para Twittar
Abra uma conta no Twitter.com. Lá procure seus amigos. Procure em listas, no Google, pessoas legais pra seguir. Para postar você simplesmente escreve e manda. Existem dois sinais gráficos comuns no Twitter, o @ e o #. O @ é usado antes do nome. O # é usado para criar um ´hashtag´, identificador de assunto. Se você estiver falando sobre o Oscar, escreva #oscar2009. Se quiser procurar tudo sobre este tema pode seguir esse tag ou pesquisá-lo no search do twitter. Planeje os seus 140 toques. Valem links de imagens, de vídeos, mas não os arquivos em si. Você pode filtrar palavras para não ler sobre alguma coisa, pode bloquear pessoas, pode fechar seu Twitter só para amigos autorizados. ´No Twitter tem ge nte real, gente falsa, perfil fake, empresas, personalidades duplas, tem de tudo, como em toda a rede´. Diz-se que é o maior blog coletivo do mundo. Todos estão twittando, inclusive eu.

Cláudia Rebouças - Jornalista, publicitária.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Negócios
Coluna: MKT MAX

Ferramentas virtuais aproximam acionistas

As empresas começam a experimentar ferramentas virtuais como blogs, Twitter, Youtube ou Slideshare para se aproximar de seus acionistas. Um exemplo é a Weg, que aderiu ao Twitter — ferramenta de microblogging com mensagens curtas — em abril. "Abrimos espaço para aceitar perguntas para nossa teleconferência. Não recebemos nenhuma, mas vamos repetir a experiência na divulgação dos resultados do segundo trimestre", conta o gerente de Relações com Investidores Luís Fernando Oliveira, o "twitteiro" oficial.

Para Oliveira, os investidores ainda buscam entender as funções e o potencial das ferramentas. Opinião idêntica tem o professor de Gestão Estratégica da Informação Alexandre da Silva Furtado Amaral, da FGV. "As ferramentas estão em teste, mas podem facilitar a comunicação com investidores", aponta. Entre eles, as pessoas físicas, mais rapidamente alcançadas pela internet.

Foi pensando neste público que a Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) lançou um blog. "As pessoas físicas têm direito de receber informações em uma linguagem mais simples", opina o gerente de RI e blogueiro Fernando Bergamim, lembrando que a companhia conta com 5 mil investidores individuais, que detêm 38% do free float.

A receptividade da idéia, tanto pelos investidores quanto na empresa, esteve longe de ser consensual. "Houve entusiastas e céticos. Alguns acham que expomos a empresa. Outros que as informações de um blog não são suficientemente oficiais".

Um dos visitantes do blog é o engenheiro Paulo Henrique Moreira, que investe nas ações da CCDI. Moreira vê blogs de RI e outras redes sociais como uma ferramenta para se informar - não a única, nem a principal -, mas uma boa idéia. "A internet torna o contato mais informal que o telefônico."

Outras ferramentas
Outras ferramentas virtuais também se mostram funcionais, como o Slideshare, site de compartilhamento de apresentações virtuais, utilizada por empresas como Localiza, TAM, Estácio Participações e PDG Realty.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Negócios

Tecnologia facilita criação de blogs

Pelas contas do universitário Jackson Perigoso existem quase 600 blogs na maior cidade do Sertão Central. Ele fez uma pesquisa na região. Além de Quixadá, rastreou os municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. Encontrou, no total, 899 páginas na web. A maioria com conteúdos informativos.

Ao aprofundar suas pesquisas, o blogueiro constatou a existência de 36 mil registros no domínio Blogger no Ceará. No Brasil são 288 mil. A relação demonstra um avanço tímido dessa ferramenta virtual no Interior do Estado. Mas considerando que a maioria das cidades ainda conta com sistema de telefonia precário, onde o “orelhão” é o mais recente advento da tecnologia da comunicação, as barreiras estão sendo superadas por meio da Internet.


Os números demonstram que divulgar informações e expor opiniões estão se tornando uma verdadeira epidemia virtual. Criar páginas eletrônicas, em três passos, com direito a colagem de fotos e outros recursos, sem custo nenhum, ninguém imaginava tamanha facilidade. Essa foi a sensação sentida pelo observador hidrológico Everardo Bezerra.


Responsável pelo monitoramento hídrico e pluviométrico de uma área entre o Sertão Central e o Maciço de Baturité, desde fevereiro passado ele dedica um tempo ao blog (everardocaioprado.blogspot.com). O mundo passou a conhecer o pequeno povoado de Caio Prado, um distrito de Itapiúna com aproximadamente cinco mil habitantes, distante 40km de Quixadá. Utilidade pública, denúncias, recados, o blog leva informações do pacato lugarejo Brasil afora, e vice-versa. Já são quase 15 mil acessos.


Foto: Alex Pimentel
Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Regional
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=654003