quarta-feira, 29 de julho de 2009

SOFTIUM em novo endereço

Seguindo plano de expansão no mercado de TI, a SOFTIUM Informática anuncia a inauguração de sua nova sede. A nova Matriz foi especialmente planejada para acomodar de maneira inteligente toda a equipe, com arquitetura que permite articulação das diferentes áreas e pessoas.

A nova sede está localizada na R. Dona Leopoldina, 1242 – Centro - CEP 60110-001 – Fortaleza –CE.

Para maiores informações acessem: www.softium.com.br

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fones: + 55 85 3279.2188 / 9977.6328
Kellyanne Pinheiro - Jornalista responsável - MTB: 2354/CE
Gisele Antenor - Estagiária de jornalismo



FHC em Fortaleza


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é a figura central da programação oficial das comemorações dos 90 anos do Centro Industrial do Ceará. Na manhã desta quinta-feira, no Gran Marquise, falará sobre ´Cenários Econômicos e Políticos Nacional e Internacional´.

SERVIÇO:
Data: 30/07/2009 (quinta-feira)
Hora: 9h45min
Local: Gran Marquise Hotel


Fonte: Diário do Nordeste - Coluna Edilmar Norões
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=658049

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fones: + 55 85 3279.2188 / 9977.6328
Kellyanne Pinheiro - Jornalista responsável - MTB: 2354/CE
Gisele Antenor - Estagiária de jornalismo

terça-feira, 28 de julho de 2009

Tecnologia ganha destaque no Estado

Empresas de base tecnológica receberam R$ 31,88 milhões do FNDCT no ano passado. Segundo o Guia Industrial do Estado, o setor de Tecnologia da Informação desponta pela sua expansão recente

A vocação econômica do Ceará hoje é mais voltada para a prestação de serviços, sobretudo na área de turismo, e para o setor industrial, principalmente para os ramos de produtos alimentares, calçados e vestuário. No entanto, outros ramos, como a indústria de tecnologia da informação, vem apresentando desenvolvimento bastante animador, segundo informação contida no Guia Industrial do Ceará - publicação lançada na noite de ontem, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O número de empresas de base tecnológica que se inscreveram para o Prêmio Finep de Inovação cresceu de quatro, em 2000, para 23, em 2008. E o total de ganhadores subiu de um, em 2000, para cinco, no ano passado. Por outro lado, os valores contratados sob a égide do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT), cresceram de R$ 1,860 milhão, em 2003, para R$ 21,318 milhões, em 2006, atingindo R$ 31,880 milhões, em 2008, apresentando, taxa de crescimento de 17 vezes, em apenas cinco anos.

Empregos

Representando 97% do total de firmas do setor industrial existentes no Estado, as micro e pequenas empresas são também intensivas de mão-de-obra. Segundo informações contidas no Guia Industrial do Ceará, as MPEs respondem juntas por 38% das vagas geradas pelo setor secundário no território cearense.

O grande empregador do setor industrial, no entanto, é aquele composto pelas grandes empresas, que empregam 42% de toda a mão-de-obra utilizada na indústria. Isoladamente, em seguida, aparece a pequena empresa, com 22% das vagas, a média com 20% e a pequena com 14% dos postos.

Apesar do tamanho da indústria do Ceará — 83% são micros —, com muito esforço e determinação, os industriais têm transformado o parque fabril cearense, alcançando em alguns setores, níveis de produtividade e eficiência econômica que lhes permite competir ao nível internacional.

De acordo com informações da Fiec, o Guia Industrial busca aproximar as empresas de seus clientes e fornecedores, facilitando a realização de negócios e investimentos. Desta forma, contribui para o crescimento econômico do Ceará. A edição 2009 traz 2.415 empresas cadastradas - 17,18% a mais do que a versão anterior- , de um total de 8.200 micro, pequenas, médias e grandes empresas. Sobre as indústrias listadas, a publicação informa a razão social, CNPJ, endereço completo, telefone, produtos, número de funcionários e nome do principal executivo etc.

De início, serão impressos 3.000 exemplares do Guia. Além da versão impressa, a publicação estará disponível em CD-Rom, compondo um único produto. A publicação foi elaborada pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), órgão ligado à Fiec.

Fonte: Diário do Nordeste - Caderno de Negócios

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fones: + 55 85 3279.2188 / 9977.6328
Kellyanne Pinheiro - Jornalista responsável - MTB: 2354/CE
Gisele Antenor - Estagiária de jornalismo

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Outsourcing deve crescer 10% no Brasil

Para o Gartner, outsourcing no Brasil em 2009 deve crescer de 10 a 12%. “O outsourcing continua a evoluir, pois as empresas estão conscientizadas de que é maneira de se tornarem mais ágeis, enxutas e flexíveis.”, diz Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Garner. Porém, ele alerta às empresas que não adotem o outsourcing apenas para cortar custos, mas como uma ferramenta estratégica. “É importante que os CIOs e gerentes de compra não deem um passo para trás e façam uma análise dos benefícios do outsourcing no seu negócio.” Na América Latina, a projeção de gastos com outsourcing será de 6% em 2009, segundo o Gartner. Globalmente, a estimativa é de 4,3%. A pesquisa foi arpresentada na 6ª Conferência Anual Gartner Outsourcing, realizada hoje e amanhã (dias 15 e 16 de agosto) em São Paulo. Foi realizada em 30 países, incluído o Brasil, e considera os valores a partir dos orçamentos de TI das empresas.

Competição com a Índia

Segundo Ian Marriot, vice-presidente de pesquisas do Gartner, na comparação com a Índia, o Brasil leva vantagem em três aspectos: infraestrutura, ambiente político e econômico e compatibilidade cultural. Porém, para disputar o mercado, o Brasil precisa melhorar nos quesitos educação e proteção à propriedade intelectual, adverte Marriot.
Provedores de outsourcing indianos estão vindo ao Brasil como um reconhecimento da força do país para esse tipo de serviço, afirma Marriot. “Apesar de representar uma concorrência para as empresas brasileiras, elas veem benefícios, pois isso vai aumentar o conhecimento na área no país”, diz. Na opinião de Dreyfuss, é importante que as empresas não centralizem o outsourcing em apenas um país. “O caso da Satyam mostra que é importante não colocar todos os ovos em uma só cesta”, diz. A indiana Satyam, que era considerada uma das maiores empresas de outsourcing do mundo, foi acusada de fraude no início do ano e acabou sendo comprada pela Tech Mahindra para recuperar a confiança do mercado.

Link: http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2667324075651481429

Por, Kátia Arima da INFO online
Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN – ITIC
Fones: (85) 3279-2188 / 9977-6328 Kellyanne Pinheiro – Jornalista responsável – MTB: 2354/CE Gisele Antenor – Estagiária de Jornalismo

Como usar o Twitter na sua empresa


O Twitter está de olho nas empresas como potenciais usuários. No site Twitter101, há diversas dicas de como utilizar a ferramenta de microblog para relacionar-se com o consumidor. Diversos casos de sucesso são narrados no site Twitter 101 (http://business.twitter.com/twitter101), como os da Dell e da Pepsi. A empresa também publica um manual de boas práticas corporativas. É possível fazer o download dos slides para fazer uma apresentação (em inglês). Veja a seguir algumas dicas para usar bem o Twitter na sua empresa:

Pense no Twitter como um lugar para construir relacionamentos

Ao invés de pensar de usar o Twitter como um lugar para transmitir informações sobre sua companhia, pense que ele é uma ferramenta para construir relacionamentos.
- Ouça os comentários sobre sua empresa, marca ou produtos e esteja preparado para resolver problemas, oferecer serviços ao consumidor ou mesmo agradecer as pessoas pelas sugestões. - Use um tom amigável em suas mensagens. - Há um recurso chamado Saved Searches que permite monitorar facilmente as menções ao seu produto, empresa ou marca. - Para compartilhar e amplificar ideias, use o recurso de “retweet”, muito apreciados pelos usuários do Twitter. - Publique mensagens que tenham valor real. Por exemplo, ofereça cupons exclusivos, revele os bastidores da sua empresa, publique fotos do escritório e lojas, compartilhe informações de projetos em desenvolvimento. - Não faça spam enviando mensagens diretas para massas de usuários. Outra dica: publicar mensagens duplicadas em uma conta é considerado spam e viola os termos de serviço.

Entenda que o Twitter funciona em tempo real

As mensagens do Twitter são curtas, rápidas e alcançar pessoas onde quer que elas estejam. É um meio instantâneo, o que traz uma série de implicações para as empresas que ligam com a ferramenta. - Você pode fazer questões, lançar ideias e solicitar o feedback dos usuários - geralmente, as respostas vêm logo. - Se você acaba de lançar um produto, peça a opinião dos usuários ou siga os tweets das pessoas que estão falando sobre ele. - Quando os consumidores publicam dúvidas no Twitter, elas geralmente esperam uma resposta rápida – em dias, se não em poucas horas. Fique atentos às menções (em @mentions).

Faça medições do valor do Twitter

Primeiro, verifique se sua empresa está realmente engajada no Twitter. Você está respondendo às mensagens? As pessoas estão mencionando sua empresa? São mensagens positivas ou negativas? Depois, quantifique sua experiências, observando os seguintes pontos: - Veja quantas questões foram respondidas, quantos problemas de consumidores foram resolvidos. As porcentagens mudaram ao decorrer do tempo? - Quando fizer promoções no Twitter, use cupons únicos com código, de forma que você pode saber quantas pessoas aderiram à promoção baseados no Twitter.

Link da notícia: http://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/como-usar-o-twitter-na-sua-empresa.shtml

Por, Kátia Arima da INFO online
Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN – ITIC
Fones: (85) 3279-2188 / 9977-6328

Kellyanne Pinheiro – Jornalista responsável – MTB: 2354/CE
Gisele Antenor – Estagiária de Jornalismo