quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obama disponibiliza gastos com TI na web


IT Dashboard: ferramenta que disponibiliza os gastos do governo americano

Foi lançada ontem uma série de ferramentas online que permitem o monitoramento dos gastos em TI do governo americano.

O destino dos cerca de 70 bilhões de dólares investidos em tecnologia da informação estará disponível na IT Dashboard. A ferramenta faz parte do projeto de transparência e abertura dos gastos da gestão Obama e está dentro do site USASpending.gov – que permite o acompanhamento do dinheiro destinado a diversos setores

Elaborada em apenas seis semanas, a IT Dashboard ainda está incompleta, mas já mostra todos os gastos com hardware, software e serviços de computação divididos por setor. Também estão listados centenas de projetos de tecnologia, com descrição de detalhes, dinheiro investido, quem é o responsável pela gestão e quais são os parceiros privados.

Embora muitas das informações já estivessem disponíveis em outros sites governamentais antes, elas não se encontravam organizadas da forma como a ferramenta fez.

Para quem gosta de fuçar em números, o gráfico que representa a porcentagem de variação de investimento em cada setor, por exemplo, é um prato cheio. Dentro da seção “Analysys”, selecionando a opção “Current Year”, é possível ver as áreas dos gastos com TI em 2009. Clicando sobre um dos quadrados, ele é ampliado e a ferramenta mostra as subdivisões dentro dele na qual foram investidos os recursos. Em cima, o valor total destinado.

Do total de 74,2 bilhões gastos até agora em TI, a área de Gestão de Recursos do Governo foi a que mais cresceu: 17% que resultaram em um total de 29,4 bilhões investidos. Já Serviços para o Cidadão, apesar de ter caído 0,37%, recebeu mais de 31 bilhões em recursos.

Software nacional faz partituras em Braille


Criação de pesquisadores brasileiros, o Musibraille facilita o ingresso de deficientes visuais ao mundo da música.

O software, que é livre e gratuito, foi desenvolvido pelo professor Antonio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa é apenas um dos componentes de um projeto maior, que pretende capacitar e treinar professores e outros profissionais de educação musical para trabalhar melhor com os estudantes que possuem alguma deficiência visual.


“O Musibraille é uma técnica de transcrição musical através do computador”, explica Borges. “Uma das facilidades é que ele transcreve automaticamente os arquivos que já estão no formato music.xlm, produzidos por programas de editoração musical convencionais”, explica o professor. Ele ressalva que, por enquanto, apenas partituras mais simples podem ser convertidas, mas que em breve a função conseguirá passar para o Braille composições mais complexas.

O software permite ainda digitar, em um teclado normal, letras de música já na linguagem apropriada para deficientes visuais - para ter a partitura em mãos é preciso uma impressora especial de Braille. Outra ferramenta é capaz de tocar a partitura apresentada na tela.

Lançado hoje, na Biblioteca Nacional de Brasília, o Musibraille vem sendo pensado há mais de 12 anos por Dolores Tomé, diretora de cultura inclusiva da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Por Paula Rothman, da INFO Online
Link: http://info.abril.com.br/noticias/ti/software-nacional-faz-partituras-em-braille-08072009-37.shl

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fundo da Educação Profissional

O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou que vai dar “prioridade absoluta” ao Projeto de Lei 7394/06, de autoria do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE). O projeto cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional. O Fundo será constituído por 1,5% do Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT) e 5% do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Tem previsão de R$ 300 milhões por ano para bolsas de extensão para capacitação de 85 milhões de analfabetos funcionais do País.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Energia informatizada


Aquele funcionário da companhia de energia elétrica que vai de casa em casa conferindo os medidores de consumo e entregando a conta pode estar com seu emprego em xeque. O Inmetro homologou o primeiro sistema de medição eletrônica do país, o SGP+M, da empresa Landis+Gyr.

O novo sistema vai representar economia para as empresas de energia, que vão reduzir seus custos operacionais e ter mais subsídios para combater as perdas com furtos e fraudes. Para o consumidor final também haverá vantagem. Ele poderá acompanhar diariamente, inclusive pela internet, o seu consumo e, assim, controlar sua despesa. Com esse sistema, os dados da medição de cada unidade consumidora vão trafegar pela própria rede elétrica. Isso será possível com a tecnologia PLC, a mesma que oferecerá acesso à internet pela rede elétrica — e que já está em teste em Fortaleza.


Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=652373


Mais informações:

A Landis+Gyr é uma empresa de origem suíça, fundada em 1896, com unidades industriais nos principais continentes. Iniciou suas atividades com a fabricação de medidores de energia e atualmente, é líder mundial no fornecimento de soluções para concessionárias de serviços públicos de distribuição de água, luz e gás, destacando-se em sistemas de medição eletrônica. A empresa possui um laboratório incubado na sede do TITAN (Av. Oliveira Paiva, 941, Cidade dos Funcionários), fruto de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC e a empresa LCA Consulting.


No Brasil, todas as principais concessionárias de energia elétrica são clientes da Landis+Gyr, inclusive a COELCE.


Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fones: +55 85 3279-2188 / 9977-6328
Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE - Jornalista responsável
Gisele Antenor - Estagiária de Jornalismo

Maior compatibilidade fortalece o BrOffice.org


Hoje, já são muitas as opções de programas para escritório que vão além do pacote Office, da Microsoft. O usuário pode contar com aplicativos gratuitos que substituem programas comerciais como Word, Excel e PowerPoint. Entretanto, ao migrar do Office para essas ferramentas alternativas, a questão da compatibilidade de arquivos sempre tem sido uma preocupação. Entretanto, a popularização do software livre e seu formato de documentos ODF (Open Document Format) tem afastado o fantasma da incompatibilidade que tanto assustava os usuários.

Há um tempo atrás, ter o BrOffice.org no trabalho e o Microsoft Office em casa era uma situação que exigia atenção especial na hora de salvar seus arquivos. Algumas perdas de formatação eram comuns quando se desejava abrir, em um software, um arquivo criado em outro. Isto fazia com que empresas e usuários não optassem por usar algum software de escritório diferente do Office, pelo fato de precisar enviar documentos para outras empresas ou pessoas que não tinham o mesmo programa.

Mas, recentemente, a Microsoft anunciou que incluiria na atualização SP2 do Office 2007 a compatibilidade com o formato ODF. Assim, o usuário desse pacote pode trabalhar seus documentos em um formato que poderá ser usado no BrOffice.org sem transtornos ou perda de formatação, e vice-versa. “Esta é uma grande conquista para os usuários de software livre e para as empresas”, afirma Lucas Filho, consultor de informática e líder do Grupo de Usuários BrOffice.org no Ceará (Gubro-CE). “O ODF, além de já ter recebido a certificação da ISO, teve agora esta grande conquista. A intenção futura é que possamos ter formatos livres em todos os softwares proprietários ou não. Quando isto acontecer, iremos fazer desenhos no InkScape, que é um software livre, e editá-los, se for preciso, no CorelDraw”, comenta.

Novidades
Além de superar a incompatibilidade com o Office, o usuário do BrOffice.org também não terá problemas com as novas regras da ortografia. A nova versão 3.1 do software traz como novidade o Vero (Verificador Ortográfico), um recurso que fez com que esse pacote de programas de escritório fosse o primeiro a estar preparado para as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Agora, o corretor já vem instalado no BrOffice.org por padrão.

O software também oferece dicionários temáticos. Este recurso atende a usuários que trabalham digitando termos específicos de áreas como informática, eletrônica, direito e economia, entre outras. Os dicionários temáticos podem ser obtidos no site
www.broffice.org/dicionarios_tematicos.

O novo BrOffice.org também traz facilidades funcionais. No editor de planilhas Calc, ao digitar uma função, o programa agora exibe todos os campos necessários para a digitação da função. Desta forma, fica mais fácil acompanhar o raciocínio na hora dos cálculos.

Outra mudança é a possibilidade de realizar uma “conversa” entre editores de um mesmo documento, através do recurso Notas (comentários que o usuário pode adicionar aos textos). Ao enviar um documento para revisão, por exemplo, o revisor poderá adicionar suas notas ou responder às que já estão no documento.

O consultor também destaca que, se o usuário não se contentar com tudo que o BrOffice.org oferece por padrão, ele pode ainda deixar o software mais poderoso, adicionando funcionalidades através de extensões. As extensões são arquivos que podem ser obtidos gratuitamente e adicionados ao pacote sem muitas complicações. “A única limitação, para algumas pessoas, é escolher quais extensões adicionar dentre as mais de 100 disponíveis. A grande maioria das explicações sobre o que as extensões fazem está em inglês, mas há também extensões feitas por brasileiros lá”, comenta. Para adicionar novas extensões, o usuário pode abrir qualquer programa do BrOffice.org e clicar em “Ferramentas/ Gerenciador de Extensões”.

Mais informações:
O pacote BrOffice.org 3.1 está disponível gratuitamente no site
www.broffice.org

FIQUE POR DENTRO
Usuários têm cursos e material à disposição
O pacote BrOffice.org é composto pelos programas Writer (editor de textos), Calc (planilhas), Impress (apresentações de slides), Math (editor de fórmulas matemáticas), Draw (desenhos) e Base (base de dados). Os usuários que desejam conhecer o pacote BrOffice.org e se familiarizar com os programas que o compõem podem participar da rede social @strogildo (
http://astrogildo.ning.com). O site passará a oferecer suas aulas gratuitas sobre o BrOffice.org. O material será oferecido também gratuitamente, em formato PDF. Já o projeto Escritório Aberto (www.broffice.org/escritorio_aberto) oferece arquivos para o BrOffice.org com aplicações práticas para demonstração dos diversos usos do software.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=652369