segunda-feira, 13 de julho de 2009

Perigos no Twitter

O sucesso do site de microblogs Twitter (www.twitter.com) é comparável ao avanço em popularidade que teve o Orkut quando caiu na graça dos internautas brasileiros. Mas, como acontece com todo serviço que se torna popular, o Twitter passa a ser o novo alvo de armadilhas dos fora-da-lei do mundo virtual. Esta tendência já começa a ser notada. De acordo com a Eset, empresa que atua na proteção pró-ativa contra ameaças para computadores, durante o mês de junho surgiram perfis falsos na rede social com o objetivo de obter os dados de usuários reais e propagar notícias maliciosas pela rede. Os usuários maliciosos do Twitter criam perfis falsos, geralmente de pessoas famosas, para atrair seguidores e enviar suas mensagens. Eles também são capazes de roubar informação pessoal dos perfis dos usuários para enviar mensagens a seus seguidores, fazendo-se passar pelo contato verdadeiro.

Links suspeitos
Como os textos no Twitter são limitados a 140 caracteres, é comum os usuários adicionarem links para informações complementares. Esse hábito acaba sendo aproveitado pelos usuários maliciosos, que acrescentam links para direcionar o acesso ao download das mais diversas ameaças virtuais. Nos últimos dias, as notícias sobre o acidente da Air France e o falecimento de Michael Jackson foram usadas para propagar mensagens falsas, com links para supostos vídeos, imagens ou notícias que acabavam fazendo o download de ameaças.

Proteção gratuita
• O antivírus AVG, mais precisamente sua versão gratuita AVG Free, está entre os preferidos pelos usuários domésticos no Brasil. São mais de seis milhões de brasileiros que utilizam esse software diariamente. O programa oferece ‘‘proteção básica’’ contra vírus e spyware. Ele pode ser obtido através do endereço free.avg.com/pt.1.

• Incentivada pela popularidade que seu produto gratuito alcançou no Brasil, a AVG está lançando, em português, o fórum de discussão ‘‘Free Fórum’’, que se destina a oferecer dicas e esclarecer dúvidas dos usuários. O novo serviço, disponível no site
http://forums.avg.com/pt.freeforum, é a estratégia da empresa para desafogar o suporte da versão paga do antivírus, para o qual os usuários gratuitos acabavam ligando quando desejavam alguma orientação.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Coluna: Na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário