segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ferramentas virtuais aproximam acionistas

As empresas começam a experimentar ferramentas virtuais como blogs, Twitter, Youtube ou Slideshare para se aproximar de seus acionistas. Um exemplo é a Weg, que aderiu ao Twitter — ferramenta de microblogging com mensagens curtas — em abril. "Abrimos espaço para aceitar perguntas para nossa teleconferência. Não recebemos nenhuma, mas vamos repetir a experiência na divulgação dos resultados do segundo trimestre", conta o gerente de Relações com Investidores Luís Fernando Oliveira, o "twitteiro" oficial.

Para Oliveira, os investidores ainda buscam entender as funções e o potencial das ferramentas. Opinião idêntica tem o professor de Gestão Estratégica da Informação Alexandre da Silva Furtado Amaral, da FGV. "As ferramentas estão em teste, mas podem facilitar a comunicação com investidores", aponta. Entre eles, as pessoas físicas, mais rapidamente alcançadas pela internet.

Foi pensando neste público que a Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) lançou um blog. "As pessoas físicas têm direito de receber informações em uma linguagem mais simples", opina o gerente de RI e blogueiro Fernando Bergamim, lembrando que a companhia conta com 5 mil investidores individuais, que detêm 38% do free float.

A receptividade da idéia, tanto pelos investidores quanto na empresa, esteve longe de ser consensual. "Houve entusiastas e céticos. Alguns acham que expomos a empresa. Outros que as informações de um blog não são suficientemente oficiais".

Um dos visitantes do blog é o engenheiro Paulo Henrique Moreira, que investe nas ações da CCDI. Moreira vê blogs de RI e outras redes sociais como uma ferramenta para se informar - não a única, nem a principal -, mas uma boa idéia. "A internet torna o contato mais informal que o telefônico."

Outras ferramentas
Outras ferramentas virtuais também se mostram funcionais, como o Slideshare, site de compartilhamento de apresentações virtuais, utilizada por empresas como Localiza, TAM, Estácio Participações e PDG Realty.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário