quarta-feira, 28 de abril de 2010

InfoBrasil 2010 receberá grandes atrações


Com o tema geral: REDES SOCIAIS, CORPORATIVAS E A GERAÇÃO DE NEGÓCIOS, a InfoBrasil celebra, em 2010, a sua 36ª edição e 16 anos de realização ininterrupta. Neste ano a InfoBrasil TI & Telecom será promovida pelo SEBRAE e organizada pela A2 Comunicação. O evento acontecerá no período de 25 a 28 de maio de 2010, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, em Fortaleza (CE).

Durante a solenidade de abertura, que acontecerá no dia 25 de maio, às 19 horas, a InfoBrasil receberá honrosamente a participação do governador Cid Gomes na entrevista: Conversa Afiada, apresentada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Para participar da entrevista especial com o jornalista, foram convidados também, a prefeita Luizianne Lins e o deputado Eunício Oliveira, que já confirmaram presença.

A proposta da InfoBrasil 2010 é trazer grandes atrações para cada dia do evento e, convidado pela InfoBrasil, o prof. Dr. Silvio Meira, um dos grandes pesquisadores de engenharia de software no Brasil, confirmou presença no dia 26 de maio, às 19 horas. O pesquisador falará sobre o tema Inovação e Competitividade. Silvio Meira é cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados (C.E.S.A.R).

Marcelo Tas, o consagrado jornalista, autor, diretor de TV, âncora do programa CQC, confirmou presença no evento no dia 27 de maio de 2010, às 19 horas, onde falará sobre o tema: "Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital". Tas irá compartilhar com os convidados da InfoBrasil suas experiências inovadoras na comunicação por meio de vídeo, blog, twitter e outras ferramentas digitais.

O presidente da entidade GGTIC, Carlos Alberto, coordenador de TI da empresa Santana Textiles e Afonso Caetano, gestor de TI do grupo J. Macêdo, confirmaram participação do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Ceará - GGTIC-CE na InfoBrasil. O Grupo apoiará a promoção das grandes palestras do evento e participará do encontro com fornecedores, no dia 28 de maio de 2010, no período da tarde.

Em 2010, a InfoBrasil será promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará - SEBRAE-CE, contando com o apoio de cerca de 30 instituições, entre as quais o Ministério das Comunicações, o Ministério do Planejamento, o MEC, o MCT, Governo do Estado do Ceará, a Abep, a Abepec, a Abipti, Acel, Aptel, Assespro, Seitac, Instituto Atlântico/CPqD, Instituto Titan, PMI, SBC, SBrT, Sucesu-CE, e Telcomp.

A InfoBrasil tem como público-alvo gestores de TIC de instituições públicas e privadas, profissionais, pesquisadores e estudantes de telecomunicações e tecnologia da informação. Desde 2007, a InfoBrasil deixou de ser apenas um evento para se tornar um sistema de comunicação, composto por: revista, site, newsletter, programa de TV e programa de rádio.

Por: Fabiane Martins

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

Secretário executivo do MCT promoveu palestra na Conferência de CT&I do Nordeste

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias, promoveu quinta-feira (15), na Conferência Regional Nordeste de CT&I, a palestra sobre Política de Estado de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável.

A Conferência Regional é uma oportunidade para que os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentem relatos sobre discussões feitas em suas Conferências Estaduais. O evento foi realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na rua Celso Piatti s/n, no bairro Jaraguá, em Maceió (AL). Nos dois dias do evento, foram debatidos temas como a Consolidação da Lei de Inovação, o Papel da Sociedade no Processo de Inovação, a Política de PD&I para o Semiárido, Mudanças Climáticas e Biodiversidade, entre outros temas.

A Conferência Regional do Nordeste é preparatória para a 4ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), promovida pelo MCT de 26 a 28 de maio, em Brasília. Convocada por Decreto Presidencial de 3 de agosto de 2009, a conferência tem como tema central Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa - SBQ)

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

Fortes Informática e CRC-CE juntos em homenagem aos Contabilistas brasileiros


O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) realizou de 19 a 25 de abril, na sede do Conselho, a Semana do Contabilista 2010 que contou com a presença de profissionais, estudantes e professores da área.

Com o objetivo de transmitir o conhecimento sobre os diversos temas da área fiscal relativo à aplicabilidade da legislação tributária, permitir o crescimento e desenvolvimento profissional e empresarial através da disseminação de informações, o CRC-CE promoveu, diariamente, atividades voltadas que congregaram os contabilistas em torno da comemoração do seu dia e envolveu-os em atividades culturais, sociais e esportivas. A Fortes Informática participou ativamente de toda a programação, apoiando o evento.

Para José Carlos Fortes, presidente do Grupo Fortes de Serviços, o evento serviu para integrar os profissionais e estudantes da área, debatendo os assuntos que estão em evidência no meio. "Um momento como esse, favorece a união da categoria e contribui para que ganhemos mais força de atuação", destacou.

Talk Show

No dia 22 de abril ocorreu o Talk Show sobre a Profissão Contábil. Ministrando o momento estavam o Presidente do CRC-CE, o contador Cássius Régis Antunes Coelho e o Presidente do Grupo Fortes de Serviços, José Carlos Fortes. Estudantes do seguimento contábil estiveram presentes, prestigiando a palestra e debatendo sobre o assunto.

Descontração e comemoração na Feijoada do Contabilista
No sábado (24), no Nautico Atlético Clube Cearense, profissionais e estudantes do seguimento participaram da feijoada do Contabilista. Durante o momento, a Fortes Informática presenteou todos os presentes com uma foto de recordação do evento.

Homenagem

O Presidente do Grupo Fortes de Serviços recebeu no dia 19 de abril, no Plenário da Assembléia, das Entidades da Classe Contábil do Estado juntamente como CRC-CE, uma homenagem pelos serviços prestados à classe contábil brasileira. Entre os serviços, tiveram destaque o Portal da Classe Contábil, o maior portal de informações e consultoria gratuita do Brasil, e o Programa de Apoio ao Estudante e à Iniciação Profissional (Fortes PAE), que funciona em parceria com as Universidades e Faculdades de todo país.

"Esta homenagem é um reconhecimento de todo o trabalho realizado em parceria com aqueles que estão sempre conosco, em nosso dia a dia, os estudantes e contabilistas brasileiros. Eu agradeço pela confiança depositada no Portal da Classe Contábil e no PAE, o sucesso que eles fazem hoje, compartilho com todos do seguimento", declarou José Carlos Fortes.

Campanha Fortes Informática: Parabéns Contabilista.

A Fortes Informática promoveu a campanha Parabéns Contabilista. Durante toda a semana do Contabilista (de 19 a 25 de abril) a empresa disponibilizou no site www.fortesinformatica.com.br/parabenscontabilista, para download gratuito, o livro eletrônico "Estatuto Nacional da Microempresa e da empresa de pequeno porte".

Fonte: Fortes Informática

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

Fortes Informática e Uniconta promoveram palestra em Caruaru/PE


A Fortes Informática em parceria com o Uniconta, escritório de contabilidade do contador Benicio Lopes, promoveram no dia 22 de março, no auditório do CDL, em Caruaru/PE, a palestra "SPED e Nota Fiscal Eletrônica".

Mais de 100 pessoas, entre diretores das empresas participantes e demais clientes do escritório UNICONTA, estiveram presentes e assistiram a apresentação do diretor da Fortes Informática, Jorge Cysne.

Prestigiando o evento estavam ainda, o presidente do SINDLOJA Ozires Caldas, o Diretor da Gerasoftware Gerardo Pinto, o Gerente de Negócios das Casas Magalhães Marley Brasil, e o Diretor Comercial da Fortes Caruaru, Portela Jr.

"O evento foi excelente e bastante enriquecedor. Acredito que as informações foram repassadas com clareza e os temas apresentados SPED e Nota Fiscal Eletrônica foram bastante explorados e discutidos com os participantes, pois são assuntos que exigem atenção e compromisso da empresa e do contador", afirmou o Diretor Comercial da Fortes Caruaru, Portela Jr.

Fonte: Fortes Informática

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

4ª CNCTI

A 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação será de 26 a 28 de maio, em Brasília

Promovida pelo MCT, a 4ª CNCTI tratará de uma série de temas que ainda serão definidos pelos especialistas do setor
A 4ª CNCTI tratará de uma série de temas, a serem definidos por subcomissões e grupos de trabalho constituídos com a participação das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial e governamental, bem como do terceiro setor. Esses comitês buscarão identificar não apenas os temas mais relevantes, mas também estudos já realizados e especialistas que possam desenvolvê-los e aprofundá-los.

O formato da conferência foi organizado de modo a nortear as discussões segundo as quatro linhas do PAC,T&I - 2007-2010: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

O secretário-geral da Conferência, Luiz Davidovich, diz que o evento "será um momento importante para identificarmos questões estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País e construirmos um consenso em relação a como enfrentar essas questões nos próximos governos. Para isso, é importante que ela seja de fato uma conferência da sociedade, uma oportunidade para que os diversos setores que se relacionam à CT&I possam contribuir com a formulação de um plano estratégico para os próximos anos".

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa - SBQ)

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

Marcelo Tas falará sobre redes sociais na InfoBrasil 2010


A InfoBrasil está consolidada como o segundo evento do País na área de tecnologia da informação e telecomunicações, oferecendo um ambiente adequado para a realização de negócios, integrando academia, governo e mercado. Sua mais forte característica é a promoção do conhecimento, mediante a realização de congresso, seminários e palestras sobre temas de interesse, além da exposição de inovações tecnológicas.

A proposta da InfoBrasil 2010 é trazer grandes atrações para cada dia do evento e, convidado pela InfoBrasil, Marcelo Tas, o consagrado jornalista, autor, diretor de TV, âncora do programa CQC, confirmou presença no evento no dia 27 de maio de 2010, às 19 horas, onde falará sobre o tema: "Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital". Como a revolução digital potencializa a formação das redes sociais? Quais as virtudes e efeitos colaterais deste mundo mais aberto, vulnerável, veloz e transparente para negócios, cultura e educação? Como usar as redes com eficiência e criatividade? Uma das figuras exponenciais da internet brasileira, Tas irá compartilhar com os convidados da InfoBrasil suas experiências inovadoras na comunicação através de video, blog, twitter e outras ferramentas digitais.

Marcelo Tas falará também sobre a não tão silenciosa revolução no comportamento e no consumo das pessoas. Qual o impacto das novas mídias e das redes sociais na sua vida e no seu trabalho? Facebook, mídia celular, IPTV, E-mail Marketing, Orkut, Ipod, Kindle... Quais as oportunidades de negócios dentro das redes sociais? Quais os desafios da comunicação dentro das novas mídias digitais? Afinal, a Internet é uma terra sem lei? O jornalista responderá a essas e outras questões.

Por: Vicente Araújo

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2010.2 da Faculdade Evolução.Confira os cursos ofertados e matricule-se já !
Com o objetivo de formar e qualificar profissionais de alta competência, a Faculdade Evolução abre as inscrições para o vestibular 2010.2. Confira os cursos ofertados, todos credenciados pelo MEC (portaria 357, 14/03/08) e faça já sua inscrição.

Fonte: Evolução

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

RCN&BS amplia carteira de clientes


Atuando intensamente no mercado de soluções inovadoras para empresas, a RCN&BS, oferece informações especializadas no desenvolvimento, implantação e suporte de softwares de gestão, que contribuem de forma efetiva para o aumento da produtividade e competitividade das empresas que buscam integração entre os seus diversos setores.

A RCN&BS, por meio do TopManager®, sistema que oferece acesso remoto via internet, possibilitando a distribuição geográfica dos processos gerenciais e operacionais da organização, está implantando os benefícios do sistema ERP (Sistema de Gestão Empresarial) nas empresas: Passamanaria do Nordeste S.A., LPM Beneficiamento e Comércio de Peças de Aço, Mármore e Vidro Ltda., Lavoro Ind. Serviços e Com. Metal Mecânica Ltda., Metalúrgica Brasil Ind. e Com. Ltda. e IVT - Indústria de Vidros Temperados Ltda.

A principal característica do TopManager® é a sua flexibilidade, pois, permite a livre definição e configuração dos processos, de acordo com as reais necessidades da empresa, oferecendo total agilidade nos processos administrativos, financeiros, contábeis e organizacionais.

A RCN&BS sente-se orgulhosa em poder apresentar a qualidade dos seus serviços, capazes de ampliar e valorizar a produtividade de seus clientes, contribuindo para o alto nível em desenvolvimento técnico dos mesmos.

Fonte: RCN&BS

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

SET Teleinformática trabalha na implantação da "ultima milha" no Cinturão Digital


SET Teleinformática foi contratada e está trabalhando na implantação da "última milha", com tecnologia Wimax. E vale salientar que está disponível a ATA DE REGISTRO DE PRECOS N° 001/2009 - ETICE - Lote 02 - Sistema Rede Sem Fio Ponto-Multiponto destacamos a frequência 4.9 GHz para Segurança Pública e Defesa Civil, para os Órgãos e Prefeituras interessadas em contratar rede wireless, Cidade Digital e integrar com o Cinturão Digital.

O Cinturão Digital do Ceará é o projeto que prevê a implantação de infraestrutura de transporte de dados em alta velocidade, através de fibra óptica no Estado. Em Fortaleza todos os órgãos do Governo estão já conectados. Escolas, postos de saúde, hospitais e delegacias da capital estarão conectadas via rádio no padrão Wimax (rede sem fio). No interior com o anel óptico redundante, A partir daí até os imóveis urbanos, a transmissão se dará através de Estações Rádio Base, inicialmente 50 cidades contarão com acesso na "última milha", com a tecnologia Wimax.

Fonte: SET Teleinformática

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

n-IPlace -Uma plataforma de telefonia IP em expansão


O equipamento composto de hardware e software, é responsável pelo processamento de chamadas e conexão de posições de atendimento, com suporte a PAs IP ou analógicas, substituindo a central telefônica na operação de call center.

O produto atualmente é um dos campeões de vendas da SOFTIUM, empresa especialista em soluções para CRM, contact centers e integração com telefonia CTI. O n-IPlace surgiu para atender uma demanda potencializada pelo crescimento econômico. E de acordo com o novo cenário que se apresenta é importante acelerar o amadurecimento deste mercado.

Call centers são grandes consumidores de serviços em TI, principalmente no que se refere aos sistemas IP. Por isso, mensurar os gastos é uma tarefa dos gestores. Dessa forma a melhor opção é adquirir um produto que integre todas as funcionalidades, oferecendo dispositivos de voz sobre IP, além de serviço de escalabilidade para crescimento desde pequenas operações até grandes centrais de atendimento, tudo integrado é uma única plataforma com: atendimento respectivo com DAC, gravação, monitoração de áudio, suporte ao discador preditivo Tactium IP e muitos outros.

Fonte: Softium Informática

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

Estado prepara inauguração de Centros Tecnológicos


Com o objetivo de garantir capacitação profissional e tecnológica para mais 6.650 jovens em 2010, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) investe R$ 8,8 milhões em sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS). Durante o mês de abril, foi realizada a adequação pedagógica dos ABCs, espaços nos quais serão instalados os centros. Para isso, foram empregados R$ 4 milhões. Outros R$ 4,8 milhões serão usados para ações de educação. A previsão é que os CITS sejam inaugurados até o fim de junho.


Cada CITS terá um laboratório temático. O espaço será utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. Lagamar terá laboratório de alimentos; Vicente Pinzón, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos terão duração de 200 horas.


Serão trabalhadas ações de emprego e renda no entorno de cada centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Haverá também a instalação de uma ilha de atendimento à comunidade e prestação de serviços em cada um dos sete CITS e formação de 14 turmas de fotografia e vídeo. Além disso, todos os centros serão conveniados ao Sine. Cada unidade terá, ainda, auditório com vídeo-conferência, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, salas de professores, salas de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado.

Fonte: Carlos Eugênio - Assessoria de Imprensa da STDS

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

terça-feira, 27 de abril de 2010

Entrevista


SPED: o assunto da vez

Em entrevista ao Instituto Titan o presidente do Grupo Fortes de Serviços,José Carlos Fortes,fala sobre como as empresas terão que se preparar para atender às exigências do Sistema Público de Escrituração Digital.

Titan - Quais softwares para contabilidade estão em evidência no momento e quais são desenvolvidos pela Fortes Informática?

Com o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital, o Brasil está passando por grandes transformações. As empresas brasileiras e os profissionais a elas vinculados, sobretudo os contadores, advogados, executivos e profissionais afins, convivem no dia a dia num ambiente de mudanças constantes, não só na economia, no mercado globalizado, mas principalmente com alterações e inovações na legislação e nas decisões dos tribunais, que afetam diretamente o meio corporativo dos negócios.
O momento é evidente para softwares que auxiliam as empresas e os contabilistas a se adaptarem a esse novo sistema, que gerem as informações direta ou indiretamente para o SPED, atendendo às exigências do Fisco.
Os softwares que emitem a Escrituração contábil digital, a Escrituração Fiscal digital e a Nota Fiscal eletrônica são os mais procurados pelos empresários. A Fortes Informática disponibiliza em todos os seus softwares a adaptação ao SPED. Desenvolvemos Software Contábil, Fiscal, Financeiro e de Faturamento que emitem diretamente as obrigações à Receita Federal. Possuímos também os softwares que estão em conexão com estes descritos anteriormente e que geram indiretamente tais obrigações, como Patrimônio e Pessoal.

Titan - Poderia citar alguns exemplos e descrevê-los?

AC Contábil: O Fortes AC Contábil é um software que tem como objetivo automatizar o setor contábil dos escritórios de contabilidade e empresas em geral, permitindo agilidade e segurança no gerenciamento das informações contábeis. O sistema gera o SPED Contábil, atende à legislação e gera informações para a tomada de decisões.
AC Fiscal: O Fortes AC Fiscal é um software destinado à execução e gestão das rotinas vinculadas ao setor fiscal das empresas. Além do fornecimento de informações gerenciais para um bom planejamento tributário, atende, sobretudo, ao SPED Fiscal e à legislação tributária, gerando automaticamente as guias de recolhimento tributário e as principais obrigações acessórias exigidas pelos fiscos federal, estadual e municipal.
SPED Fácil: O Fortes SPED Fácil é destinado a Pequenas e Médias empresas que precisam emitir a NF-e ou controlar informações para o SPED Fiscal.
NF-e Eletron: O Elétron é um software destinado ao controle e emissão de documentos fiscais eletrônicos (NF-e) voltado para Pequenas, Médias e Grandes Empresas. A solução gera o arquivo eletrônico, de acordo com as exigências da Receita Federal, contendo as informações fiscais da operação comercial, que será transmitido para a Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte. Emite NF-e sob situação de contingência através de SCAN e DPEC e apresenta uma sistemática prática e segura de utilização, garantindo um processo rápido de transmissão de informações.
AG Financeiro: O Fortes AG Financeiro realiza o gerenciamento completo do setor financeiro da empresa. Controla movimentações como contas a pagar, contas a receber controle de cobrança, controle de comissões, royalties planejamento orçamentário e faturamento mensal, além de gerar documentos diversos, tais como Notas Fiscais, cheques e boletos bancários. Automatiza rotinas de envio e recebimento de informações a bancos e administradoras de cartões. Disponibiliza também relatórios gerenciais (apurações financeiras, demonstrações de resultados, entre outros), que auxiliam na tomada de decisão.

Titan - Quais demandas costumam ser informadas por quem procura esses softwares? (o motivo da procura por softwares, em que eles podem ajudar)

Os clientes quando procuram nossa equipe comercial, buscam para suas empresas Controle, Melhoria dos processos, um melhor Gerenciamento (informações para tomada de decisão) e adequar-se às obrigações junto ao fisco, com destaque para o SPED.

Titan - Quais cidades ou regiões do Brasil solicitam mais esse tipo de recurso?

A procura desses produtos ocorre em todo o país, principalmente quando relacionada ao SPED, por se tratar de uma obrigação federal. A automatização é o melhor caminho para que uma empresa possa crescer de forma sustentável.

Titan - A Fortes oferece algum suporte de atendimento quando essas empresas solicitam o software e precisam de acompanhamento para a utilização? Como funciona?

Os clientes Fortes de todo o Brasil contam com nosso apoio integral. Os softwares contábeis oferecem suporte local, 365 dias por ano, incluindo finais de semana e feriados.

Por Luana Ximenes


Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grupo Fortes tira dúvidas sobre Imposto de Renda


Esta coluna é uma parceria do Diário do Nordeste e Grupo Fortes de Serviços

Dica

Estamos entrando na última semana para a entrega da declaração. Até 20/04/2010, menos da metade das declarações, cerca de 11 milhões, das 24 milhões previstas haviam sido entregues, o que nos faz prever que na próxima semana a correria será grande. É preciso apressar para não deixar para os dos últimos dias, quando poderá haver dificuldade no envio em virtude do congestionamento nos servidores da Receita Federal. A multa mínima para quem não enviar é de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido. Então, é preciso cuidar logo. Mas não precisa se desesperar. Caso você tenha que enviar faltando alguma informação, posteriormente poderá fazer a retificação sem precisar pagar multa.

No ano de 2009, meu esposo esteve desempregado. Vou fazer minha declaração e classificá-lo como meu dependente. Minha dúvida é: os bens (carro, casa, etc) não atingem o limite obrigatório para declaração, mas sempre eram declarados na relação de bens dele, com a informação de bens comuns do casal. Devo informar esses bens na minha declaração ou posso deixar de informar?

Sim. A pessoa cujo patrimônio é inferior a R$ 300 mil não está obrigada a declarar se não se enquadrar em nenhuma outra obrigatoriedade. Todavia, uma vez que decida declarar ou conste como dependente na declaração de alguém, todos os seus bens precisam ser relacionados.

Quais as formas de apresentação da declaração?

Além da internet, a declaração também pode ser apresentada em disquete, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou em formulário de papel, nos Correios e nas lojas franqueadas ao custo de R$ 5 para o contribuinte, no horário de expediente de cada instituição. Para a apresentação em formulário há uma série de restrições que o contribuinte deve verificar antes de declarar por este meio.

Como informo imóvel recebido em herança?

Informe na ficha de bens e direitos, discriminando o bem com suas características e destacando de quem veio a herança. Coloque zero na coluna Situação em 31.12.2008 e na coluna 31.12.2009, informe o valor pelo qual o bem foi recebido, geralmente o mesmo que constava na declaração da pessoa falecida. Informe esse valor, também, a parte de rendimentos isentos e não-tributáveis, na linha ´Transferências patrimoniais".

Quanto posso deduzir do imposto com pagamentos à previdência privada complementar?

A dedução relativa a contribuições para previdência complementar está limitada a 12% do total dos rendimentos tributáveis. Ressalto que as contribuições à previdência privada somente poderão ser usadas para reduzir a base de cálculo do imposto se o contribuinte fizer também depósitos à previdência pública. Para que a contribuição a previdência complementar de dependente maior de 16 anos possa ser deduzida, é necessário que esse dependente também contribua para a previdência oficial.

Posso entregar a declaração durante a noite?

Sim, a declaração poderá ser entregue em qualquer horário até às 23h59m59s do dia 30 de abril de 2010. Entretanto, caso inicie a transmissão da Declaração antes deste horário, mas não consiga finalizar dentro desse horário, será considerado que a Declaração não foi entregue e a multa pelo atraso será cobrada.

Somos casados e apresentamos declarações separadas. Quem pode informar os filhos como dependentes?

Os dependentes comuns podem, opcionalmente , ser considerados por qualquer um dos cônjuges. Entretanto, é proibida a dedução concomitante de um mesmo dependente na determinação da base de cálculo de mais de um contribuinte, exceto nos casos de alteração na relação de dependência no ano-calendário.

Fonte: Diário do Nordeste

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan