segunda-feira, 13 de julho de 2009

Vamos Chilrear?

Você já deve saber que o Twitter está fazendo a diferença na vida das pessoas. A não ser que seja novo nas mídias sociais da internet.

Depois do fracasso do Second Life é a vez do Twitter e junto com ele vem o YouTube que mais crescem no mundo. Mas o que você precisa saber é que ele pode ajudar os seus negócios a chegarem perto dos seus consumidores, e vender mais produtos e serviços. Da venda de computadores e notebooks usados até empadinhas caseiras, assim o Twitter vai se tornando mais e mais popular.

Todo mundo, incluindo o presidente dos Estados Unidos parece que aderiu. Mas se esse serviço vai dar lucro para os donos em São Francisco, nem eles mesmos sabem. Até agora é patrocinado por um grupo de investimento comandado por Jeff Bezos, CEO da Amazon.com.

O movimento no Twitter.com alcançou 10 milhões de visitantes em fevereiro de 2009, e significa aumento de 700% sobre a mesma época no ano passado (fonte: comScore.).

Curiosamente no Brasil as redes sociais parecem crescer mais do que nos seus países de origem. Vale lembrar a febre do Orkut, que continua, e no Brasil tem o maior número de membros. Extremamente limitado com frase de 140 caracteres, o Twitter só era reconhecido como um indicador de consumo, mas nunca como uma ferramenta de negócios. Mas os profissionais de marketing de todo mundo prestaram atenção quando a Dell Outlet (@delloutlet) anunciou que o Twitter gerou 1 milhão de vendas online postando lin ks de e-commerce para sua listagem - alimentada pelo Twitter. Agora muitos tentam integrar esta mídia social aos seus objetivos de marketing. Como qualquer outro canal de mídia social é mais barata de alcançar consumidores.

O Twitter foi criado em 2006 por Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey. Stone trabalhou no Google, Williams é mais conhecido como criador do ‘Blogger’, mais tarde vendido ao Google.
No momento estão menos preocupados com suas próprias receitas financeiras e mais com o crescimento do serviço. Esta é a estratégia atual.

O público maior do Twitter não é de adolescentes. Mais de 60% dos usuários estão na faixa de 25 e 49 anos. No segmento de 18 a 24 anos, a base de usuários se mostrou inexpressiva demais para ser mensurada. Os usuários com menos de 17 anos formam apenas 3,6%.

O conhecimento sobre o seu usuário é muito menor do que o Facebook, que é voltado nesse sentido, mas não exige o comprometimento. Portanto não espere ser convidado para festinhas de gente famosa.

Esta nova febre já gerou vários livros para quem quer entender o fenômeno. Conheça mais sobre o assunto com o livro ´Twitter Success Stories‘ de Erik Bratt e a edição brasileira de ‘Twitter - Influenciando Pessoas & Conquistando o Mercado!´, de Anderson Vieira. Eles apresentam alguns interessantes cases de sucesso.

Ok! Mas o que é Twitter? - “chilrear”, ou seja, o piu-piu dos pássaros.

Dicas da internet para Twittar
Abra uma conta no Twitter.com. Lá procure seus amigos. Procure em listas, no Google, pessoas legais pra seguir. Para postar você simplesmente escreve e manda. Existem dois sinais gráficos comuns no Twitter, o @ e o #. O @ é usado antes do nome. O # é usado para criar um ´hashtag´, identificador de assunto. Se você estiver falando sobre o Oscar, escreva #oscar2009. Se quiser procurar tudo sobre este tema pode seguir esse tag ou pesquisá-lo no search do twitter. Planeje os seus 140 toques. Valem links de imagens, de vídeos, mas não os arquivos em si. Você pode filtrar palavras para não ler sobre alguma coisa, pode bloquear pessoas, pode fechar seu Twitter só para amigos autorizados. ´No Twitter tem ge nte real, gente falsa, perfil fake, empresas, personalidades duplas, tem de tudo, como em toda a rede´. Diz-se que é o maior blog coletivo do mundo. Todos estão twittando, inclusive eu.

Cláudia Rebouças - Jornalista, publicitária.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Negócios
Coluna: MKT MAX

Nenhum comentário:

Postar um comentário