sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SOFTIUM realiza workshop na área de SAC em Recife


A SOFTIUM realizou a 1ª edição do Workshop “SAC: A nova lei é para todos”. O evento exclusivo da empresa em parceria com a CBS Telecom aconteceu em Recife. No evento, foram apresentadas as normas da Lei do SAC, oportunidades, tendências, inovações, além de entender como depois de um ano, a nova regulamentação está mudando os hábitos dos clientes e elevando o nível de investimentos e profissionalismo das empresas neste setor. O Workshop é iniciativa inovadora da empresa direcionada para o mercado desde pequenas a grandes empresas.

O evento destacou a importância e os desafios na melhoria do atendimento e processos de qualidade. Além de apresentar o Tactium como uma solução de relacionamento e gestão de clientes totalmente integrados as novas normas. O objetivo foi mostrar como as empresas podem se tornar mais competitivas com o aumento de sua produtividade, colaboração e maximização de gerenciamento de seus clientes por meio de uma plataforma integrada e segura.

A Softium mostrou aos participantes modelos de conteúdo adequados a vários segmentos de negócios. O público pôde conhecer as novidades na legislação do setor, desde SAC à telemarketing, passando também por regras relacionadas a e-mails e SMS e ficar atualizado com as melhores práticas no relacionamento.

Segundo Fábio Aurélio, Gerente Comercial da Filial Recife, “As empresas demonstraram grande interesse pelo tema, fato comprovado com o número de participantes, a forma como assimilaram as informações, as abordagens espontâneas com a palestrante, os comentários gerais ao final do evento e mesmo agora, com o retorno para a obtenção de mais informações sobre o workshop e como o Tactium pode auxiliar no relacionamento com clientes”.

Fonte: Marketing Softium

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Kellyanne Pinheiro - Jornalista responsável - MTB 2354/CE
Fones: +55 85 3279.2188 / 9977.6328
www.institutotitan.org.br

Instituto Atlântico comemora a conquista do CMMI Nível 5

No inicio de outubro, o Instituto Atlântico conquistou o CMMI 5 (Capability Maturity Model Integration), o nível máximo da certificação internacional de desenvolvimento de software, a mais importante do mercado. O resultado positivo da avaliação de qualidade, feita pela empresa ISD (Integrated System Diagnostics Brasil S/C Ltda), consultoria internacional com foco exclusivo em qualidade de processos, foi publicado no site do SEI no dia 2 de outubro de 2009. O Instituto foi reconhecido como a sexta organização no Brasil reconhecida com o CMMI-5.

Segundo o superintendente do Instituto, José Eduardo Martins, o Atlântico alcançou o nível 2 em 2003 e o nível 3 em 2006. Nessas duas etapas foram investidos cerca de R$ 1 milhão, e mais R$ 2 milhões foram necessários para chegar ao topo do CMMI (Nível 5), destaca.

Para comemorar o seu reconhecimento internacional, no dia 20.10.2009, das 18:30h às 21:00h, o Instituto Atlântico irá celebrar e compartilhar sua conquista no restaurante L`Ô, rua Pessoa Anta, 217 – Praia de Iracema – Fortaleza-CE.

Segundo Eduardo Martins, o Atlântico obteve o CMMI 5 através de muito esforço, com o sentimento de que precisa ter qualidade nos processos, condições de previsibilidade em termos de prazo, de custo e de volume de trabalho a ser feito para que consiga satisfazer o cliente. “Estamos sempre melhorando para atender as exigências do mercado cada vez mais competitivo. Com o CMMI Nível 5, temos condições de, medir a melhoria e comprovar que estamos em um outro nível de excelência em termos de controle de processos”, destaca.

O presidente do Instituto Atlântico, Cláudio Violato, vice-presidente de Tecnologia do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), considera o significado da conquista “importante para o Atlântico e toda a região Nordeste, uma vez que promove melhorias de qualidade e de processo e o melhor desempenho das organizações. Violato destaca que foi muito difícil obter o CMMI5 porque é uma disciplina especial que todas equipes têm que seguir. Todavia, observa o presidente do Atlântico, a disciplina é vista como burocracia e muitos pensam que os processos CMMI trazem custos pesados para os projetos. “Eu aprendi ao longo do tempo que o custo é muito maior quando não se pratica estes processos. Porque o nível de qualidade é menor e há muito trabalho”, conclui.

EVENTO: O ATLÂNTICO É CMMI5
Data: 20 de outubro de 2009 (Terça-feira)
Horário: 18h30 às 21h
Endereço: Rua Pessoa Anta, 217 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE).
Contato: Fabiane Martins
(85) 8879. 8509 / 3275.2033

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Futurecom 2009 tem início nesta terça-feira

O Futurecom é um evento de Telecom e TI que reúne as forças de mercado, proporcionando às empresas e aos profissionais que dele participam, um ambiente adequado e estimulante para o desenvolvimento de conhecimento, negócios e de relacionamento.

Ele tem se firmado como o evento em que os mais expressivos dirigentes do setor têm escolhido para falar e balizar o mercado sobre os rumos das Telecomunicações.

O Futurecom bateu recorde de visitação em 2008. Foram 14.331 participantes no total, entre visitantes e congressistas, frente a 6.702 em 2007, quando o evento foi realizado em Florianópolis. O número de países participantes também saltou em São Paulo, atingindo 42, comparado a 35 no ano anterior. O número de empresas expositoras cresceu 17% na mesma comparação, atingindo 237 na edição paulista. No Transamerica Expo Center, o Futurecom teve mais do que o dobro da área física ocupada no centro de exposições de Florianópolis, alcançando 25,4 mil m².

O Futurecom Ano 11 será realizado de 13 a 16 de outubro, em São Paulo, no Transamerica Expo Center e espera reunir mais de 15.000 visitantes. O evento é composto por dois grandes blocos:

Seminário Internacional:
Reconhecido pela excelência de conteúdo, por seu alto padrão de qualidade e pela presença dos mais destacados Profissionais e Executivos do Brasil e do exterior. São mais de 300 palestrantes e painelistas nacionais e internacionais apresentando cases e novidades do setor de Telecom e TI.

* Sessões Empresariais Premium: tendências, visão e estratégia
* Sessões de Marketing e Business: aplicações, serviços e negócios
* Sessões de Soluções de Negócios: soluções de tecnologia e de processos empresariais

Business Trade Show
A mais abrangente exposição realizada na América Latina, que reuniu em 2008 mais de 200 expositores demonstrando seus Serviços, Soluções, Aplicações, Sistemas e Tecnologia em um espaço de 25.000m².

Fonte: http://www.futurecom2009.com.br

Instituto Atlântico conquista CMMI Nível 5

O Instituto Atlântico conquistou o CMMI 5 (Capability Maturity Model Integration), o nível máximo da certificação internacional de desenvolvimento de software, a mais importante do mercado. O resultado positivo da avaliação de qualidade, feita pela empresa ISD (Integrated System Diagnostics Brasil S/C Ltda), consultoria internacional com foco exclusivo em qualidade de processos, foi publicado no site do SEI nesta sexta-feira, dia 2 de outubro. Esta é a sexta organização no Brasil reconhecida com o CMMI-5.

“A organização demonstra um compromisso claro para melhoria de processos”, disse Joseph Morin, da ISD, que conduziu a avaliação. O Atlântico alcançou o nível 2 em 2003 e o nível 3 em 2006. Nessas duas etapas foram investidos cerca de R$ 1 milhão, e mais R$ 2 milhões foram necessários para chegar ao topo do CMMI (Nível 5), diz o superintendente do Instituto Atlântico, José Eduardo Martins.

O que move o Atlântico no processo da obtenção do CMMI 5 é, segundo Martins, o sentimento de que a organização precisa ter qualidade de processos, condições de previsibilidade em termos de prazo, de custo e de volume de trabalho a ser feito para que consiga satisfazer o cliente. “Estamos sempre melhorando para atender as exigências do mercado cada vez mais competitivo. Com o CMMI Nível 5, temos condições de, medir a melhoria e comprovar que estamos em um outro nível de excelência em termos de controle de processos”, assinala.

O presidente do Instituto Atlântico, Cláudio Violato, vice-presidente de Tecnologia do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), considera o significado da conquista “importante para o Atlântico e toda a região Nordeste, uma vez que promove melhorias de qualidade e de processo e o melhor desempenho das organizações. “Desde a inauguração do Atlântico em novembro de 2001, foi decidido estruturar os projetos dentro dos processos, visando a certificação ISO 9001:2000, obtida em 2005 e renovada em 2008, e CMMI para garantir cada vez mais o melhor desempenho da organização e da qualidade no que faz”, informa.

Violato relata que foi muito difícil obter o CMMI5 porque é uma disciplina especial que todas equipes têm que seguir. Todavia, observa o presidente do Atlântico, a disciplina é vista como burocracia e muitos pensam que os processos CMMI trazem custos pesados para os projetos. “Eu aprendi ao longo do tempo que o custo é muito maior quando não se pratica estes processos. Porque o nível de qualidade é menor e há muito retrabalho”, observa.

Para Violato, os clientes já começam a perceber o Atlântico muito mais capaz de planejar, de organizar, de estruturar e de garantir o resultado de acordo com o planejado. "O CMMI contribui para melhorar o resultado financeiro em dois sentidos”, disse ele. “Primeiro porque temos mais condições de trazer mais projetos para fazer. E segundo porque a gente faz o projeto com mais controle: a chance de perda é muito menor. Então o resultado financeiro começa a melhorar também”, avalia.

André Pinho, o analista da ISD que acompanhou as avaliações ao longo da preparação para o CMMI5 e tem trabalhado com o Atlântico desde o Nível 2, testemunha que o trabalho da organização é muito consistente. “A equipe chega com bastante mérito nesse resultado do Nível 5. A implementação é difícil porque os níveis 4 e 5 exigem um conhecimento técnico e estatístico, um nível aperfeiçoado de trabalho”, explica.

Conforme André Pinho , o CMMI5 se traduz em ganhos para a empresa. “Quando a empresa começa a medir, controlar e a usar ferramentas estatísticas, é possível melhorar o desempenho, que se traduz em resultados - inclusive financeiros”. Como resultados o analista da ISD destaca a redução de retrabalho, redução de problemas, melhoria da produtividade.

“De modo visível, a empresa passa a ter não apenas a percepção, mas a medição do resultado”, pontua Pinho. O CMMI é uma avaliação de qualidade, onde é aferido um patamar de maturidade. Com o certificado, termo adotado pelo mercado, segundo ele, a empresa tem ferramentas para melhorar o seu próprio desempenho cada vez mais, vai definindo objetivos a serem atingidos e esses objetivos passam a ser perseguidos e aferidos ao longo do tempo.

Ao longo desse processo para chegar ao CMMI, André Pinho disse que chamou a sua atenção no Atlântico a motivação da equipe, o comprometimento e o trabalho de liderança que foi feito em relação ao projeto. “É notável que a equipe e a empresa estão engajadas nesse trabalho, o que traz resultados muito mais consistentes”, finalizou.

Gabriela Teles, que coordenou a equipe do Atlântico nos dois anos de preparação para chegar ao CMMI5, diz que no Nível 3 foram definidos e estabelecidos os processos. Agora – acrescenta – com o nível 5 os processos serão continuamente melhorados. “É o grande diferencial: a organização vai sempre executar os seus processos de forma melhor, mais otimizada, mais eficiente e eficaz. O controle estatístico é um pré-requisito para fazer essa melhoria dos processos. A partir desse controle se sabe qual o desempenho e se executam as ações para melhorar – tudo baseado em controle estatístico”, destaca Gabriela Teles.

Por Flamínio Araripe

Instituto Atlântico é uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

A entidade, que faz parte do Universo CPqD, foi incluída no guia da revista Você S/A Exame

Ouvir os colaboradores foi fundamental para o Instituto Atlântico ter sido selecionado este ano pela Guia Você S/A-Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar, diz o seu superintendente, José Eduardo Martins. A premiação foi anunciada em São Paulo, na presença do presidente do Instituto, Cláudio Violato, vice-presidente de Tecnologia do CPqD e de Ubiratan Oliveira, gerente Financeiro do Atlântico, Filipe Machdo, gerente da Filial SP e Eduardo Bernal, do CPqD.

Como parte do programa de melhoria contínua, o Atlântico faz a cada seis meses uma pesquisa de satisfação interna na qual os colaboradores expressam a opinião pela Intranet. O conteúdo alimenta as reuniões de análise crítica realizadas a cada semestre com antecipações trimestrais, das quais foram emanadas as ações para atender aos principais pleitos dos colaboradores. Além disso, contou pontos ter benefícios diferenciados como horário flexível de trabalho, ginástica laboral todos os dias e clínica de fisioterapia dentro da organização. O Plano de Cargos e Carreira implantado, entre outros fatores, também contribuiu para elevar grau de satisfação interna e melhorar o clima organizacional.

De acordo com José Eduardo, na busca por uma avaliação externa para validar os dados da ausculta interna, o Atlântico participou em 2008 do estudo do Guia Exame-Você S/A, mas não figurou entre as 150 empresas selecionadas. Todavia, todo o resultado da avaliação foi fixado na área de convivência e café para conhecimento de todos os colaboradores.

Hoje o Atlântico conta com 270 colaboradores – 170 na sede em Fortaleza, 10 na filial de Sobral e 90 na filial de São Paulo. José Eduardo Martins informa que mais de 80% dos colaboradores do Atlântico têm nível superior, dos quais 20% têm mestrado ou especialização. A sede abriga também a equipe envolvida na operação internacional do Instituto, tocada em parceria com a Firm Economics, empresa da Inglaterra, e que já responde por 12% do faturamento com clientes da Inglaterra, Espanha e Holanda na modalidade offshore. Segundo José Eduardo, o faturamento do Atlântico cresceu mais de 20% em 2008 com relação a 2007 e para este ano prevê um aumento na receita acima de
30%.

Desde 2006 o Atlântico conquistou e vem mantendo o ISO 91.2000 e o CMMI Nível 3 (Capability Maturity Model Integration) para todo o processo de produção de software. Sem passar pelo Nível 4, a instituição está na reta final da evolução para obtenção do Nível 5 do CMMI. Na seleção das melhores empresas para trabalhar são consideradas avaliações do ambiente de trabalho e da gestão de recursos humanos, desafios constantes, oportunidades de carreira e o ambiente interno da empresa.

Soluções científicas e tecnológicas para as áreas de telecom e TI

A seguir, a íntegra da avaliação publicada no site da revista: “Novato no Guia, o instituto Atlântico parece ter vindo para ficar. Localizada em Fortaleza, a empresa conta com uma equipe jovem e motivada, que fornece soluções científicas e tecnológicas para as áreas de telecom e TI. "É uma empresa de ponta, que nos reconhece e valoriza", diz um colaborador. A turma dedicada à área técnica destaca o dinamismo do instituto e comenta que está sempre se reciclando. "O Atlântico foi um divisor de águas pelo padrão de qualidade que trouxe para o mercado de TI no Ceará", dizem. Quem não está satisfeito em um projeto conversa com o gestor e pede para mudar. Quando o assunto é excelência, aliás, os funcionários não param de se gabar. A começar pelas inúmeras certificações, diferenciais importantes para quem trabalha na área, que são bastante estimuladas pelo instituto. "Há poucas empresas no Brasil com o nível de excelência que temos aqui", afirma um gestor.

Preocupado em desenvolver sua liderança, o instituto investiu no ano passado cerca de 450.000 reais em treinamento. Apesar de ainda sentirem uma certa fraqueza nesse ponto, os funcionários reconhecem que a chefia está melhorando. Mais polêmica parece ser a avaliação de desempenho. Mesmo existindo formalmente, a correria do dia a dia faz com que nem sempre os funcionários recebam o feedback pelo trabalho."Em quatro anos, fui avaliado duas vezes. Os projetos tomam todo o tempo do gestor, o que dificulta a avaliação", diz outro funcionário. Fica o recado”. (Amanda Salim)

O Instituto Atlântico é uma Associação civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fornecer à sociedade soluções científicas e tecnológicas. Criado em 2001, pelo CPqD, atua nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, desenvolvendo e difundindo tecnologias inovadoras e de alto valor agregado. Tem sede em Fortaleza e filiais em Sobral (CE) e em São Paulo. A unidade na capital paulista foi inaugurada neste ano, com o objetivo de produzir software para o sistema financeiro.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 33 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Veja o ranking completo das melhores empresas para se trabalhar no Brasil:
http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas/

Por Flamínio Araripe