sexta-feira, 3 de julho de 2009

ITIC capacita 24 jovens da rede pública estadual de ensino em UML


O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC formou no último dia 02 de julho a turma do curso de UML (Unified Modeling Language), composta por 24 alunos. O curso foi oferecido com recursos próprios do ITIC e da SOFTEX a estudantes da rede pública estadual de ensino. Os alunos foram selecionados a partir de uma capacitação anterior em TIC realizada pelo Instituto, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará.

O curso de UML teve a carga horária de 30h e foi ministrado pelo professor Mário Sandro Rocha, Pós-Doutor em Física, na sede do ITIC. Segundo Maria Natália Monteiro, aluna do Curso, a capacitação foi muito proveitosa, pois “foi interessante obter mais conhecimento na área, mudou alguns conceitos de lógica de programação que eu tinha uma vez que a linguagem é fácil de aprender”. Para Ricardo Cesar Borges, Diretor do ITIC e Coordenador do Projeto, o curso foi concluído com êxito, visto que o mesmo “forneceu subsídios aos participantes das ferramentas que auxiliam a modelagem e comunicação entre objetos, além de propiciar aos desenvolvedores a visualização de seus produtos em diagramas padronizados”.


Por Gisele Antenor
Estagiária de Jornalismo

quarta-feira, 1 de julho de 2009

BI: ferramentas continuam na lista das prioridades corporativas

As ferramentas de Business Intelligence (BI) já há algum tempo aparecem na lista das dez prioridades das áreas de tecnologia da informação das empresas. Mas o que faz uma tecnologia destacar-se, seguidamente, nos rankings de prioridades organizados pelas consultorias globais?

Ricardo Neves, líder da área de TI no Brasil e América do Sul da consultoria PricewaterhouseCoopers, explica que a constante evidência do BI está ligada diretamente à crescente necessidade das empresas de alcançar mais agilidade e eficiência operacional.

A consolidação do uso dos chamados “sistemas do negócio”, como gestão corporativa (da sigla em inglês, ERP) e gestão do relacionamento com o cliente (da sigla em inglês, CRM), faz com que as corporações acumulem dezenas de milhões de dados sobre seus negócios. O papel das ferramentas de BI é apresentar aos gestores variáveis que os apoiem na tomada de decisão para suportar mudanças ou práticas de negócios.

“Depois da promessa trazida pelo ERP e pelo CRM de uma empresa mais integrada e eficiente, existiu uma demanda muito forte por informações para tomar decisões de forma ágil”, diz Neves. Ao longo dos anos, as organizações investiram milhões de dólares em sistemas para obter e consolidar dados sobre seus negócios. O desafio seguinte - e que se mantém - é extrair informações relevantes desse emaranhado de números acumulados nos sistemas de gestão.

Para Rita Sallam, diretora de pesquisa do Gartner com foco em BI e gerenciamento de desempenho, o Business Intelligence está em voga há anos por uma série de motivos, mas o principal é que as empresas precisam de ferramentas para tomar as melhores decisões. “Tipicamente, boa parte do problema é ter acesso aos dados de que elas precisam”, avalia.

Beauty Intelligence
A Avon, empresa que atua no ramo de cosméticos e fatura mais de 10 bilhões de dólares por ano, começou a dar os primeiros passos no uso de BI em 2002 e já investiu cerca de 6 milhões de dólares na tecnologia, com a solução da MicroStrategy. A companhia comercializa seus produtos, como maquiagem e bijuteria, em mais de 100 países, exclusivamente, por meio de vendas diretas que conta com, aproximadamente, 6 milhões de vendedoras autônomas.

O desafio do BI na companhia é grande. De acordo com Andréa Pereira, diretora de TI da Avon no Brasil, diariamente são recebidos cerca de 80 mil pedidos das vendedoras. Por ano, a empresa troca 19 vezes os produtos de seu catálogo.

“Hoje o BI já dá bastante retorno para a empresa, é muito utilizado na área de vendas e de marketing, mas acho que ainda temos muitas oportunidades a explorar com a ferramenta”, pondera. Para Andréa, dois aspectos mantêm a tecnologia em destaque nos orçamentos. Primeiro, porque a implantação dessa tecnologia é um processo que toma tempo.

Além dos aspectos técnicos, observa a diretora, é necessário promover mudanças culturais na organização e no próprio perfil do usuário, que deve ter uma visão cada vez mais analítica dos dados. “As pessoas têm de fazer cruzamento de informações e projeções. Não é uma ferramenta que você pede para o estagiário gerar relatório”, ressalta.

Do lado da empresa, é necessário padronizar os conceitos utilizados pelas diversas áreas da corporação, unificando o banco de dados de onde serão extraídas as informações a serem analisadas. Na Avon, a solução foi criar um glossário dentro da ferramenta, garantindo a uniformidade de conceitos.

O segundo fator que mantém o Business Intelligence em alta é que, ao usar essa ferramenta, as empresas estabelecem novos níveis de exigência em relação à análise de informações: quanto mais a ferramenta é utilizada, mais se percebe o quão importante e útil ela é para a gestão estratégica do negócio.

De acordo com Andréa, BI é um processo sem fim. Na Avon, a implantação da tecnologia começou devagar, como um projeto dentro da área de tecnologia da informação, mas que teve de envolver todas as áreas da companhia. “Fizemos entrevistas com pessoas de vários níveis para entender o que elas queriam e consolidamos as demandas para fazer a implantação por etapas", diz. "Começamos com indicadores de marketing, depois de vendas, financeiros e até hoje a gente vai acrescentando”, enumera a executiva.

O sistema de BI da Avon acumula três anos de históricos de pedidos, promoções e campanhas de venda, por região, entre outras informações. Isso permite à empresa realizar comparações de desempenho com base em ações já tomadas. Essas informações alimentam a área mundial de análise e são decisivas para que a operação da companhia tome decisões sobre investimentos publicitários, por exemplo. Graças à análise gerada pela ferramenta de BI, a unidade brasileira conseguiu verba para anúncios em TV e revista.

“Chegamos à conclusão de que o Brasil é um dos países com maior retorno sobre o investimento feito em propaganda de TV. É difícil quantificar nosso ganho, mas posso dizer que hoje fazemos um trabalho muito mais consciente em relação a qualquer tipo de investimento e lançamento”, orgulha-se Andréa.
Por Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD

Grupo Fortes receberá Troféu durante Ambiente Empresarial 2009

Nos dias 02 e 03 de julho, acontecerá o evento Ambiente Empresarial 2009 no Centro de Convenções do Hotel Praia Centro (na Monsenhor Tabosa). O Grupo Fortes será homenageado durante o evento com o troféu Perfil Gestor 2009 - categoria empreendedorismo. A entrega do prêmio será feita pela diretoria do Sescap-CE ao diretor do Grupo Fortes, Jorge Cysne, nesta quinta, por volta das 19h30.

A segunda edição do evento tem como tema a inovação e gestão de vanguarda. O SPED será abordado com profundidade em quatro palestras do painel. A expectativa do SESCAP – CE é reunir mais de 200 profissionais e lideranças do setor de serviços: Empresários dos Segmentos de Serviços, Comércio e Indústria, Contabilistas responsáveis por projetos do SPED, Representantes de entidades e instituições do Setor Público, Privado e do Terceiro Setor.

O Grupo Fortes também participará como expositor do Ambiente empresarial (stand 6 e 7), representado por cinco das suas treze empresas: Fortes Informática, Fluxus Consultoria, Fortes Fluxus, Nettion e FCM Sistemas.


Por Lidianny Santiago
Assessora de Comunicação do Grupo Fortes

O Presidente responde

A partir do próximo dia 7, o Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva estará respondendo perguntas de leitores de jornais impressos de todo o Páis em uma coluna semanal - O Presidente Reponde - assinada pelo próprio presidente. A coluna será publicada sempre às terças-feiras e funcionará como uma espécie de prestações de conta do seu governo.

Segundo informações divulgadas no jornal Diário do Nordeste (DN), semanalmente, serão selecionadas pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República três perguntas enviadas pelos diversos jornais do País cadastrados. Em Fortaleza os leitores do DN podem, a partir de hoje (01/07), enviar suas perguntas para o e-mail:
nacint@diariodonordeste.com.br. Na mensagem, o leitor deve colocar o nome completo, idade, ocupação e cidade de residência. A pergunta será encaminhada para a Assessoria da Presidência.

De acordo com a Secretaria de Imprensa, as perguntas devem tratar de temas relacionados às políticas públicas e de interesse jornalísticos, considerando que a coluna visa ser mais um instrumento de prestação de contas à sociedade das ações do governo federal.

É uma oportunidade para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará. Vamos aproveitar!

Fonte: Diário do Nordeste

Por Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE
Jornalista responsável

segunda-feira, 29 de junho de 2009

SOFTIUM ocupa nova sede

Dentro de seus planos de crescimento e expansão, a SOFTIUM Informática, desde o início deste mês mudou de endereço. A empresa passou a ocupar uma área própria de 500 m² e está localizada na rua Dona Leopoldina, 1242, Centro, Fortaleza (CE).

A nova matriz foi especialmente planejada para acomodar de maneira inteligente toda a sua equipe, com arquitetura que permite melhor articulação das diferentes áreas e pessoas, visando aprimorar o relacionamento e a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Todas as áreas passaram por mudanças estruturais.

Entre em contato com a SOFTIUM:
Telefone: (85) 4005-0500
Fax: (85) 4005-0500, ramal 7022
Site: www.softium.com.br

Fonte: Marketing Softium

SOFTIUM fecha novos negócios

A Softium, empresa fornecedora de soluções para CRM, ontact enters e integração com telefonia CTI, conquista novos clientes e parcerias. Entre estas novidades está a "Alô Doutor," do Grupo MedAlliance, que passou a contar desde maio deste ano, com a solução Tactium para atender a nova filial em Belo Horizonte (MG).

O serviço inédito do "Alô Doutor", especializado em prevenção e promoção à saúde, funciona através de uma Central de Saúde, 24 horas por dia, com acesso gratuito ou local, dependendo do projeto. A vantagem é que a pessoa tem uma central médica disponível, com profissionais de plantão 24h para tirar dúvidas e receber orientações sobre saúde e medicamentos. Os médicos são suportados por um sistema especialista e exclusivo do "Alô Doutor "para este tipo de gerenciamento.“Com a solução Tactium, o atendimento telefônico do Alô Doutor passará a ser automatizado, agilizando todos os processos, possibilitando a integração através de acesso remoto em cidades diferentes”, afirma o assessor de Marketing da Softium, Francisco Cavalcante.

Além dessas novas conquistas, a Softium fechou parceria com a CBS Telecom, empresa especializada em telefonia, tecnologias e redes de comunicação, com ênfase em convergência e serviços por demanda. A empresa é provedora técnica e prestadora de suporte. Com a Softium, ela terá como objetivo ampliar a oferta das soluções Tactium para empresas de segmentos distintos na região Nordeste.

Para Softium o acordo tem por finalidade a formação de novas parcerias estratégicas que aumentará os benefícios de uma abordagem unificada na prestação de serviços e soluções de softwares voltados para gestão de relacionamento a clientes, além de serviços na área de crédito e cobrança.

De acordo com o gerente da Filial Recife,
Fábio Aurélio, “as empresas estão vivendo momentos que destacam ainda mais a importância do bom atendimento aos clientes, sem contar que o consumidor está cada vez mais exigente. Veja o exemplo do Alô Doutor, que está sendo requisitado por seguradoras com o objetivo de agregar o serviço para seus clientes, uma maneira de informar, atender e evitar, em muitos casos, o deslocamento do paciente até um consultório. Nosso sistema entra no gerenciamento das informações de relacionamento e telefonia, fazendo toda a integração com a central de atendimento especializada”.

Fonte: Marketing Softium

IVIA em novo endereço

A IVIA está localizada em um novo endereço. Instalada no Shopping Salinas, a empresa ampliou seu espaço físico para 400m² e duplicou sua área de produção de software. Com um ambiente mais confortável para os seus colaboradores, ela está mais próxima de seus clientes estratégicos da região. "Conseguimos encontrar um endereço que fosse próximo da fonte de talentos, que é a academia local, e também próxima a lugares estratégicos como o Centro de Convenções, Governo do Estado e SECITECE", comemora o diretor Executivo da IVIA, Alexandre Menezes.

A IVIA busca oferecer aos seus clientes internos (colaboradores) e externos um ambiente de trabalho estimulante e agradável. "Essa preocupação com os colaboradores nos instiga a trabalhar e participar cada vez mais dos projetos da empresa", afirma o Web designer da IVIA, Pedro Pisandelli.

Por Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE
Assessora de Imprensa

Domínio Informática avança no mercado de Fábrica de Software


A Fábrica de Software da Domínio Informática está desenvolvendo um novo sistema de acompanhamento da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS).

O projeto desenvolvido pela Domínio irá controlar vendas, estoques, preços, cadastros e emissão de carteiras de artesãos e será desenvolvido na plataforma Web, utilizando software livre, com ferramentas Java e banco de dados PostgreSQL.

A fábrica de software da Domínio Informática tem certificações ISO 9001:2000 e MPS.Br nível F. “Com o novo projeto de desenvolvimento de uma Fábrica de Software, a Domínio Informática deseja conquistar, cada vez mais, o reconhecimento neste mercado, trabalhando sempre em parceria com clientes e oferecendo uma maior qualidade de seus serviços.”, garante a gerente de Tecnologia da Informação da Domínio Informática, Ticiana Gentil.

Por Gisele Antenor - Estagiária de Jornalismo

SOFTIUM estreia projeto ViaTotem com a V&D Comunicações

A Softium Informática Ltda, associada ao TITAN, em parceria com a V&D Comunicações estreou o Projeto ViaTotem, uma mídia eletrônica com conteúdo interativo. A Softium é responsável por todo o desenvolvimento da solução, agregando mais um produto de relacionamento em seu portfólio.

O equipamento chega ao mercado veiculando e atualizando mensagens publicitárias dinamicamente, com monitores de 42 polegadas espalhados nos principais pontos de circulação dos shoppings Via Sul e North Shopping.

Fonte: Marketing Softium

Núcleo Informática moderniza sistema da Têxtil Santa Inês


Para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, a Têxtil Santa Inês buscou em uma parceria com a Núcleo Informática, agilidade e produtividade em seus processos, além de uma estrutura que suportasse e gerenciasse o sistema e a comunicação da empresa.

A Núcleo ofereceu todo o sistema de cabeamento estruturado cat.6 da Systimax Solutions (capaz de suportar altas velocidades de transmissão e com 20 anos de garantia), equipamentos ativos específicos para um ambiente convergente e de alto desempenho da Nortel Networks, e servidores da HP com disponibilidade e desempenho para a implantação do sistema ERP da Têxtil. Para o gerente de TI da Têxtil, Roberto Tarjra a rede estruturada foi a solução mais moderna e econômica. “O resultado foi uma maior economia, pois não vamos precisar atualizar e substituir a malha estrutural, que com o avanço tecnológico se torna obsoleta”, conclui Tarjra.

Foi instalado, ainda na empresa cearense, o PBX IP da Avaya, que forneceu mobilidade de ramal, barateamento dos custos das ligações, conferências e transferências entre ramais, além de gerenciar as ligações. O PBX IP também oferece os serviços de mensagens de voz quando o telefone não for atendido ou estiver desligado. Para o projetista da Núcleo, Tony Sanderson o PBX IP traz uma grande vantagem: a mobilidade entre ramais. “Essa função permite que o telefone celular seja atrelado ao fixo. Desta forma, as ligações podem ser atendidas no telefone móvel quando o funcionário não estiver na empresa, e os dois também podem tocar simultaneamente”, explica Sanderson.

Foram instalados ramais convencionais com possibilidade de expansão, ramais IP, (telefone que funciona na rede de computadores) e SoftPhones, que funcionam no computador. Ambos possibilitam ao usuário atender ou receber ligações de qualquer lugar do mundo através da internet a custo zero, explica o técnico de implementação Augusto Martello. “A parceria com a Núcleo nos permitiu superar grandes obstáculos na nossa mudança estratégica para nos aproximarmos, cada vez mais, dos nossos clientes”, celebra Tajra. O sócio-diretor da Núcleo, Ozair Gomes, garante que a empresa trabalha com os maiores fabricantes de tecnologia, utiliza equipamentos e materiais de última geração, todos com ampla garantia e tecnologia. “Oferecemos segurança, agilidade, produtividade e economia”, finaliza Gomes.

Por Gisele Antenor - Estagiária de Jornalismo do Instituto TITAN

Secrel apresenta a utilização de robôs para automação de processos


O mundo, desde a pré-história, vem inventando instrumentos para facilitar, tornar possível, reduzir esforço e até mesmo executar tarefas feitas por seres humanos. Esse aperfeiçoamento e evolução tecnológica e científica foi possível, pois o homem com sua criatividade, crítica e observação pôde construir novas formas de fazer as coisas. Pensando nisso, a Secrel apresentou na InfoBrasil TI & Telecom 2009, seu novo produto, o Botployee, que automatiza processos trazendo economia de tarefas e tempo para as empresas.

O Botployee é como um empregado virtual, ou seja, uma entidade em software que se comunica por vários canais para cada processo, pela voz, SMS, Skype, MSN, E-mail e presencialmente e realiza tarefas. "A robótica já revolucionou o mundo industrial e pretende agora, junto com a informática, revolucionar os processos administrativos empresariais, dando um passo além da informatização pelos sistemas de gestão”, afirma o diretor da Secrel, Ricardo Liebmann.

Ele ministrou no dia 27 de maio a palestra “Utilização de robôs para a automação de processos", durante a Agenda de negócios da InfoBrasil. O palestrante mostrou um robô, conversou com ele e ainda o fez acessar a internet. "Os processos envolvem a participação de pessoas, máquinas e sistemas e a robótica, hoje em dia, pode realizar uma série de tarefas desenvolvidas pelos seres humanos, restando para as pessoas oferecer à empresas, todo o seu conhecimento, criatividade, crítica, capacidade de diálogo, entendimento das relações humanas e o conhecimento aprofundado de determinadas áreas de negócios. Devemos construir um novo mundo onde as pessoas tenham tempo para viver bem", explica Liebmann.

Além do Botployee, a Secrel está lançando outros produtos como o NEXGEN (gestão integrada de redes de lojas em ambiente WEB, sucessor de seus sistemas para as empresas comerciais) e apresentando o Hosp Livre, que é um produto para informatização de hospitais feita em software livre, em parceria com o Instituto Atlântico e a Prefeitura de Fortaleza, financiada pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, do Governo Federal.

InfoBrasil

Sobre a InfoBrasil ele se pronunciou: "A InfoBrasil é fundamental, pois permite que as empresas mostrem ao público seus produtos e tecnologias e fomentem negócios. Além disso é uma grande oportunidade para as empresas privadas e técnicos do governo conhecerem as produtos e tendências do mercado e, para os estudantes, que acorrem em grande número em busca de aprendizado e visão de mundo. Esse intercâmbio de tão diversos atores é importantíssimo para o crescimento econômico e social".

Por Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE
Assessora de Imprensa do Instituto TITAN

TITAN alcança faturamento anual de 200 milhões


A sociedade moderna tem como desafio, criar empregos e estruturas que possam efetivamente colocar seus cidadãos em um melhor nível de qualidade de vida do que o atual. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é uma oportunidade da nova economia que rege o mundo contemporâneo, de informação e entretenimento, sendo parte desse novo negócio.

O setor de TI tem a demanda de 12 mil m² a mais todo ano para crescer com competitividade e envolve hoje pelo menos 600 empresas, onde 94% destas são micro e pequenas (MPEs), ocupando 40 mil m² e absorvendo mais de 6 mil funcionários. O Instituto TITAN engloba as 19 maiores empresas do Ceará, representando, aproximadamente, o faturamento anual de R$ 200 milhões. As 581 empresas restantes alcançam apenas R$ 113 milhões em faturamento.

Em cinco anos o setor cresceu de forma consistente a uma taxa de 22% ao ano e a previsão é que, para 2008, essa taxa tenha subido para 24% ou 25%. Todas essas informações foram compatibilizadas pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC criando dois documentos exclusivos para o setor: um na área de treinamento e de demandas das empresas locais, e o outro, na formação do Arranjo Produtivo Local (APL).

Segundo a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) as empresas que atuam no segmento de TIC no Ceará, geram 5,9 mil empregos diretos e os investimentos do setor correspondem a 0,6% do PIB estadual, sendo o TITAN responsável por 0,38%. "Nossa expectativa (empresários cearenses) é de que a participação do setor no PIB estadual evolua para 5% até 2015", afirma o presidente do Instituto TITAN, Baltazar Neto.

O setor de TIC do Ceará possui uma cadeia produtiva composta por pelo menos oito segmentos, que vão desde a comercialização de software e hardware, até a produção propriamente dita, incluindo a pesquisa e desenvolvimento e passando por treinamento de Recursos Humanos (RH). Recentemente, um estudo realizado pelo ITIC, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), caracterizou essa atividade em um APL, visando à prática de projetos que aumentem a competitividade setorial. APL são programas que integram empresários da área de TIC e impulsiona a melhoria da qualidade de produtos e serviços do Estado do Ceará.

Estes projetos que estão sendo estudados e planejados com o APL servem para que os envolvidos no setor de TIC possam desenvolver-se com base em conhecimentos mais aprofundados, dando assim possibilidades e oportunidades de melhor qualificação às empresas. Dessa maneira, caracterizando as suas demandas básicas de RH, de financiamento, entre outras variáveis que possam influir na competitividade delas, produz ações que possam dar desenvolvimento tecnológico às empresas.

Conquistas recente do setor:

- Avanço das empresas em P&D – FINEP R$ 15 milhões em 3 anos;
- Captação da Lei 10.176 - R$ 1,5 milhões em 2 anos;
- Projetos aprovados com a Softex e Sebrae – R$ 1,4 milhões;
- Certificações de empresas alcançadas: 8 MPS.BR e 2 CMMI – R$ 1,2 milhões;
- Projetos Funcap - Pappe 1 e 2 – R$ 3,2 milhões + R$ 1,3 milhões contrapartida;
- Projetos do Setor para formação profissional (Finep e Sebrae);
- Crescimento anula do setor – 22%;
- Recuperação do Insoft e Implantação do Instituto de Tecnologia da Informação e - Comunicação (ITIC) em parceria com o CTI Campinas;
- Criação de uma incubadora e laboratórios de P&D;
- Formalização do Arranjo Produtivo Local (APL) de TIC do Ceará, junto a Secretaria; das Cidades e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC);
- Criação da Câmara Setorial de TIC na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).


Por Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE
Assessora de Imprensa do Instituto TITAN