quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Damovo e parceiros apresentam novo projeto tecnológico em evento no Ceará


Cinturão Digital interligará Fortaleza e diversos municípios do interior do Estado

No próximo dia 21 (quinta-feira), a Damovo do Brasil, empresa global de serviços de infraestrutura de comunicação, apresentará o projeto Cinturão Digital, em Fortaleza (CE). Com a participação da Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, o evento também contará com representantes da Alvarion, Extreme Networks, Aastra Telecom e SET Teleinformática.

O projeto Cinturão Digital, que já está em andamento no Estado do Ceará, consiste na implantação de uma rede Metro Ethernet interestadual, que interligará órgãos públicos da capital e de diversos municípios do interior. É composto de uma rede de fibra ótica de, aproximadamente, 2.500 quilômetros de extensão complementada, em sua última milha, com rádios pré-Wimax. Nesta fase, poderão ser instaladas até 110 rádiobases na frequência de 4,9MHz, com a disponibilização de mais de 3 mil unidades de rádios assinantes. “Trata-se de uma solução Ethernet de alta performance, que vai levar tecnologia de ponta para a comunicação de milhares de pessoas”, diz Caio Graccho, diretor de vendas da Damovo.

Segundo Fábio Campos, diretor comercial da SET Teleinformática, representante da Damovo na região, “a instalação do projeto deve ser concluída ainda este ano e permitirá o acesso a uma tecnologia sem fio de transmissão de voz, dados e imagem altamente segura, robusta e simplificada”.

Durante o evento, a Damovo – que venceu a licitação pública para fornecer os equipamentos, os serviços e o suporte técnico do projeto através de seu parceiro local SET Teleinformática – apresentará os sistemas tecnológicos adotados pelo Governo do Ceará (através da Etice), bem como seus benefícios e outros recursos que podem ser implementados para agregar ainda mais valor à infraestrutura. “É uma excelente oportunidade para apresentar as novas tecnologias aos gestores do Governo e de municípios já interessados em aderir ao projeto”, finaliza Ricardo Jeronymo, gerente de canais da Damovo.

SERVIÇO:
Apresentação do Projeto Cinturão Digital
Data: 21 de janeiro de 2010 (quinta-feira)

Horário: das 14hs às 18hs

Local: Seara Praia Hotel – Fortaleza (CE)


Sobre o Grupo Damovo

A Damovo é um dos maiores nomes na oferta de soluções e serviços de tecnologia para o mercado corporativo de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC). Com sua vasta experiência em serviços de consultoria, projetos, implementação, suporte e gerenciamento, a Damovo ajuda os clientes a conectar seus funcionários e suas informações, onde quer que eles estejam.

A Damovo é uma empresa com 30 anos de experiência em comunicação para o mercado corporativo e sólidos relacionamentos com alguns dos principais nomes do mercado de tecnologia.

A Damovo está presente na Alemanha, Bélgica, Brasil, Holanda, Irlanda, México, Polônia, Reino Unido, República Checa e Suíça.
Saiba mais: www.damovoonline.com.br.

Para obter mais informações, entre em contato com:
Érika Martins - 55 (11) 5183-3826 - erika@driade.com.br
Driade Comunicação- www.driade.com.br


Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fone: +55 85 3279-2188 / 9977-6328

Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE

Jornalista Responsável

kellyanne@institutotitan.org.br

Ceará é beneficiado com programa de subvenção econômica do Finep


A E-NOVAR, empresa associada ao Sistema Assespro/Seitac, foi a única empresa cearense beneficiada pelo Programa de Subvenção Econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na área 1: Tecnologia da Informação, a mais concorrida. O projeto aprovado pela instituição consiste em pesquisar computação em nuvem, uma tendência global no setor. O valor total desta pesquisa é de aproximadamente R$ 720 mil e deve ser executado durante os próximos dois anos pela E-NOVAR.

Este ano, o edital da Subvenção Econômica vai conceder R$ 450 milhões em recursos não-reembolsáveis para apoio a projetos inovadores em seis áreas estratégicas: Tecnologias da Informação e Comunicação; Saúde; Defesa Nacional e Segurança Pública; Energia; Biotecnologia; e Desenvolvimento Social. Ao todo, foram aprovados 261 projetos de um total de 2.558 propostas recebidas, que foram avaliadas em cinco critérios: grau de inovação da proposta; efetividade do projeto na solução dos problemas; impacto no mercado; viabilidade técnica e financeira e capacitação técnica da equipe executora.

A concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo, largamente utilizado em países desenvolvidos, operado de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC). No Brasil, o Programa foi lançado em agosto de 2006 e é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O objetivo do Programa de Subvenção Econômica é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país. A nova modalidade de apoio financeiro permite a aplicação de recursos públicos não-reembolsáveis diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades. O marco-regulatório que viabiliza a concessão de subvenção econômica foi estabelecido a partir da aprovação da Lei 10.973, em 2004. Esse novo cenário é vocacionado para a promoção da inovação nas empresas no país e tem na FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, seu principal agente.
O mercado de Tecnologia da Informação (T.I)

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-CE) mostram que a indústria de tecnologia de informação e comunicação vem crescendo intensamente, gerando um incremento de 20% ao ano. O percentual divulgado se aproxima ao valor médio apresentado pelo País, que é de 22% anualmente. "O Brasil apresenta déficit tecnológico significativo frente aos países mais desenvolvidos e tem grande potencial para exportar software construído sob encomenda, por esre mercado acreditamos em forte crescimento do setor de tecnologia da informação ainda por vários anos", explica Felipe Oquendo Nogueira, diretor da empresa E-NOVAR, que também é dirigida por Roberto Costa Lima Jr e, mais recente, pelo empresário Beto Studart.

Sobre a E-NOVAR acesse: http://www.enovar.com.br

Fonte: Assespro/Seitac

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fone: +55 85 3279-2188 / 9977-6328

Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE

Jornalista Responsável
kellyanne@institutotitan.org.br