segunda-feira, 6 de julho de 2009

Maior compatibilidade fortalece o BrOffice.org


Hoje, já são muitas as opções de programas para escritório que vão além do pacote Office, da Microsoft. O usuário pode contar com aplicativos gratuitos que substituem programas comerciais como Word, Excel e PowerPoint. Entretanto, ao migrar do Office para essas ferramentas alternativas, a questão da compatibilidade de arquivos sempre tem sido uma preocupação. Entretanto, a popularização do software livre e seu formato de documentos ODF (Open Document Format) tem afastado o fantasma da incompatibilidade que tanto assustava os usuários.

Há um tempo atrás, ter o BrOffice.org no trabalho e o Microsoft Office em casa era uma situação que exigia atenção especial na hora de salvar seus arquivos. Algumas perdas de formatação eram comuns quando se desejava abrir, em um software, um arquivo criado em outro. Isto fazia com que empresas e usuários não optassem por usar algum software de escritório diferente do Office, pelo fato de precisar enviar documentos para outras empresas ou pessoas que não tinham o mesmo programa.

Mas, recentemente, a Microsoft anunciou que incluiria na atualização SP2 do Office 2007 a compatibilidade com o formato ODF. Assim, o usuário desse pacote pode trabalhar seus documentos em um formato que poderá ser usado no BrOffice.org sem transtornos ou perda de formatação, e vice-versa. “Esta é uma grande conquista para os usuários de software livre e para as empresas”, afirma Lucas Filho, consultor de informática e líder do Grupo de Usuários BrOffice.org no Ceará (Gubro-CE). “O ODF, além de já ter recebido a certificação da ISO, teve agora esta grande conquista. A intenção futura é que possamos ter formatos livres em todos os softwares proprietários ou não. Quando isto acontecer, iremos fazer desenhos no InkScape, que é um software livre, e editá-los, se for preciso, no CorelDraw”, comenta.

Novidades
Além de superar a incompatibilidade com o Office, o usuário do BrOffice.org também não terá problemas com as novas regras da ortografia. A nova versão 3.1 do software traz como novidade o Vero (Verificador Ortográfico), um recurso que fez com que esse pacote de programas de escritório fosse o primeiro a estar preparado para as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Agora, o corretor já vem instalado no BrOffice.org por padrão.

O software também oferece dicionários temáticos. Este recurso atende a usuários que trabalham digitando termos específicos de áreas como informática, eletrônica, direito e economia, entre outras. Os dicionários temáticos podem ser obtidos no site
www.broffice.org/dicionarios_tematicos.

O novo BrOffice.org também traz facilidades funcionais. No editor de planilhas Calc, ao digitar uma função, o programa agora exibe todos os campos necessários para a digitação da função. Desta forma, fica mais fácil acompanhar o raciocínio na hora dos cálculos.

Outra mudança é a possibilidade de realizar uma “conversa” entre editores de um mesmo documento, através do recurso Notas (comentários que o usuário pode adicionar aos textos). Ao enviar um documento para revisão, por exemplo, o revisor poderá adicionar suas notas ou responder às que já estão no documento.

O consultor também destaca que, se o usuário não se contentar com tudo que o BrOffice.org oferece por padrão, ele pode ainda deixar o software mais poderoso, adicionando funcionalidades através de extensões. As extensões são arquivos que podem ser obtidos gratuitamente e adicionados ao pacote sem muitas complicações. “A única limitação, para algumas pessoas, é escolher quais extensões adicionar dentre as mais de 100 disponíveis. A grande maioria das explicações sobre o que as extensões fazem está em inglês, mas há também extensões feitas por brasileiros lá”, comenta. Para adicionar novas extensões, o usuário pode abrir qualquer programa do BrOffice.org e clicar em “Ferramentas/ Gerenciador de Extensões”.

Mais informações:
O pacote BrOffice.org 3.1 está disponível gratuitamente no site
www.broffice.org

FIQUE POR DENTRO
Usuários têm cursos e material à disposição
O pacote BrOffice.org é composto pelos programas Writer (editor de textos), Calc (planilhas), Impress (apresentações de slides), Math (editor de fórmulas matemáticas), Draw (desenhos) e Base (base de dados). Os usuários que desejam conhecer o pacote BrOffice.org e se familiarizar com os programas que o compõem podem participar da rede social @strogildo (
http://astrogildo.ning.com). O site passará a oferecer suas aulas gratuitas sobre o BrOffice.org. O material será oferecido também gratuitamente, em formato PDF. Já o projeto Escritório Aberto (www.broffice.org/escritorio_aberto) oferece arquivos para o BrOffice.org com aplicações práticas para demonstração dos diversos usos do software.

Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=652369

Nenhum comentário:

Postar um comentário