quinta-feira, 9 de julho de 2009

Software nacional faz partituras em Braille


Criação de pesquisadores brasileiros, o Musibraille facilita o ingresso de deficientes visuais ao mundo da música.

O software, que é livre e gratuito, foi desenvolvido pelo professor Antonio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa é apenas um dos componentes de um projeto maior, que pretende capacitar e treinar professores e outros profissionais de educação musical para trabalhar melhor com os estudantes que possuem alguma deficiência visual.


“O Musibraille é uma técnica de transcrição musical através do computador”, explica Borges. “Uma das facilidades é que ele transcreve automaticamente os arquivos que já estão no formato music.xlm, produzidos por programas de editoração musical convencionais”, explica o professor. Ele ressalva que, por enquanto, apenas partituras mais simples podem ser convertidas, mas que em breve a função conseguirá passar para o Braille composições mais complexas.

O software permite ainda digitar, em um teclado normal, letras de música já na linguagem apropriada para deficientes visuais - para ter a partitura em mãos é preciso uma impressora especial de Braille. Outra ferramenta é capaz de tocar a partitura apresentada na tela.

Lançado hoje, na Biblioteca Nacional de Brasília, o Musibraille vem sendo pensado há mais de 12 anos por Dolores Tomé, diretora de cultura inclusiva da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Por Paula Rothman, da INFO Online
Link: http://info.abril.com.br/noticias/ti/software-nacional-faz-partituras-em-braille-08072009-37.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário