segunda-feira, 6 de julho de 2009

Energia informatizada


Aquele funcionário da companhia de energia elétrica que vai de casa em casa conferindo os medidores de consumo e entregando a conta pode estar com seu emprego em xeque. O Inmetro homologou o primeiro sistema de medição eletrônica do país, o SGP+M, da empresa Landis+Gyr.

O novo sistema vai representar economia para as empresas de energia, que vão reduzir seus custos operacionais e ter mais subsídios para combater as perdas com furtos e fraudes. Para o consumidor final também haverá vantagem. Ele poderá acompanhar diariamente, inclusive pela internet, o seu consumo e, assim, controlar sua despesa. Com esse sistema, os dados da medição de cada unidade consumidora vão trafegar pela própria rede elétrica. Isso será possível com a tecnologia PLC, a mesma que oferecerá acesso à internet pela rede elétrica — e que já está em teste em Fortaleza.


Fonte: Diário do Nordeste
Caderno: Tecnoguia
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=652373


Mais informações:

A Landis+Gyr é uma empresa de origem suíça, fundada em 1896, com unidades industriais nos principais continentes. Iniciou suas atividades com a fabricação de medidores de energia e atualmente, é líder mundial no fornecimento de soluções para concessionárias de serviços públicos de distribuição de água, luz e gás, destacando-se em sistemas de medição eletrônica. A empresa possui um laboratório incubado na sede do TITAN (Av. Oliveira Paiva, 941, Cidade dos Funcionários), fruto de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação - ITIC e a empresa LCA Consulting.


No Brasil, todas as principais concessionárias de energia elétrica são clientes da Landis+Gyr, inclusive a COELCE.


Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fones: +55 85 3279-2188 / 9977-6328
Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE - Jornalista responsável
Gisele Antenor - Estagiária de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário