quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obama disponibiliza gastos com TI na web


IT Dashboard: ferramenta que disponibiliza os gastos do governo americano

Foi lançada ontem uma série de ferramentas online que permitem o monitoramento dos gastos em TI do governo americano.

O destino dos cerca de 70 bilhões de dólares investidos em tecnologia da informação estará disponível na IT Dashboard. A ferramenta faz parte do projeto de transparência e abertura dos gastos da gestão Obama e está dentro do site USASpending.gov – que permite o acompanhamento do dinheiro destinado a diversos setores

Elaborada em apenas seis semanas, a IT Dashboard ainda está incompleta, mas já mostra todos os gastos com hardware, software e serviços de computação divididos por setor. Também estão listados centenas de projetos de tecnologia, com descrição de detalhes, dinheiro investido, quem é o responsável pela gestão e quais são os parceiros privados.

Embora muitas das informações já estivessem disponíveis em outros sites governamentais antes, elas não se encontravam organizadas da forma como a ferramenta fez.

Para quem gosta de fuçar em números, o gráfico que representa a porcentagem de variação de investimento em cada setor, por exemplo, é um prato cheio. Dentro da seção “Analysys”, selecionando a opção “Current Year”, é possível ver as áreas dos gastos com TI em 2009. Clicando sobre um dos quadrados, ele é ampliado e a ferramenta mostra as subdivisões dentro dele na qual foram investidos os recursos. Em cima, o valor total destinado.

Do total de 74,2 bilhões gastos até agora em TI, a área de Gestão de Recursos do Governo foi a que mais cresceu: 17% que resultaram em um total de 29,4 bilhões investidos. Já Serviços para o Cidadão, apesar de ter caído 0,37%, recebeu mais de 31 bilhões em recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário