quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Articulação é marca registrada da atividade

Continuação da capa e pág. 2 e 3

Se depender da organização PESQUISA das empresas cearenses que atuam na área, o setor de tecnologia da informação e comunicação no Estado só tende a continuar crescendo. A articulação da iniciativa privada já é uma marca da atividade. “As empresas já de muito tempo vêm em processo de organização no Estado através da Assespro/CE, depois da criação do Seitac, que se uniram há dez anos, formando um sistema que defende os interesses das empresas”, afirma o presidente da Assespro-Ceará, Jorge Cysne.

1800 PESSOAS
Trabalham atualmente nas empresas que fazem parte do Instituto Titan, criado há cinco anos com o braço de pesquisa e desenvolvimento

Segundo ele, mais especificamente há cinco anos, foi criado também, dentro desse universo, o Instituto Titan, uma organização de direito privado sem fins lucrativos, braço de pesquisa e desenvolvimento das empresas locais, e que hoje congrega 19 grandes empresas, empregando cerca de 1.800 pessoas e com faturamento próximo dos R$200milhões/ano. “Lá foi o palco onde começaram as grandes discussões sobre o polo de Tecnologia do Ceará, a necessidade de um Parque de Tecnologia e as questões inerentes a políticas públicas”, lembra.

Outras ações “No ano passado tivemos ainda a caracterização do Arranjo Produtivo Local (APL) de tecnologia da informação e comunicação da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com a defesa deste sendo realizada no âmbito do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Também, dentro deste processo, a criação da câmara específica do setor, ligada à Adece (Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará) que se tornou o Fórum das discussões inerentes à área”, acrescenta Cysne.

Segundo ele, com o maior envolvimento do setor privado, das universidades e agora do governo (estadual e municipal), é nessa câmara setorial onde as grandes transformações deverão ser pautadas e norteadas. “Fora isto, ações no campo de capacitação de empresas, empresários e profissionais estão sendo realizados como projetos diretos do APL e com parcerias com o Sebrae e a Softex (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software)”, emenda. (ADJ)

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Fone: 85 3279-2188 / 9977-6328
Kellyanne Pinheiro - MTB: 2354/CE
Jornalista responsável

Nenhum comentário:

Postar um comentário