terça-feira, 13 de outubro de 2009

Instituto Atlântico é uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

A entidade, que faz parte do Universo CPqD, foi incluída no guia da revista Você S/A Exame

Ouvir os colaboradores foi fundamental para o Instituto Atlântico ter sido selecionado este ano pela Guia Você S/A-Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar, diz o seu superintendente, José Eduardo Martins. A premiação foi anunciada em São Paulo, na presença do presidente do Instituto, Cláudio Violato, vice-presidente de Tecnologia do CPqD e de Ubiratan Oliveira, gerente Financeiro do Atlântico, Filipe Machdo, gerente da Filial SP e Eduardo Bernal, do CPqD.

Como parte do programa de melhoria contínua, o Atlântico faz a cada seis meses uma pesquisa de satisfação interna na qual os colaboradores expressam a opinião pela Intranet. O conteúdo alimenta as reuniões de análise crítica realizadas a cada semestre com antecipações trimestrais, das quais foram emanadas as ações para atender aos principais pleitos dos colaboradores. Além disso, contou pontos ter benefícios diferenciados como horário flexível de trabalho, ginástica laboral todos os dias e clínica de fisioterapia dentro da organização. O Plano de Cargos e Carreira implantado, entre outros fatores, também contribuiu para elevar grau de satisfação interna e melhorar o clima organizacional.

De acordo com José Eduardo, na busca por uma avaliação externa para validar os dados da ausculta interna, o Atlântico participou em 2008 do estudo do Guia Exame-Você S/A, mas não figurou entre as 150 empresas selecionadas. Todavia, todo o resultado da avaliação foi fixado na área de convivência e café para conhecimento de todos os colaboradores.

Hoje o Atlântico conta com 270 colaboradores – 170 na sede em Fortaleza, 10 na filial de Sobral e 90 na filial de São Paulo. José Eduardo Martins informa que mais de 80% dos colaboradores do Atlântico têm nível superior, dos quais 20% têm mestrado ou especialização. A sede abriga também a equipe envolvida na operação internacional do Instituto, tocada em parceria com a Firm Economics, empresa da Inglaterra, e que já responde por 12% do faturamento com clientes da Inglaterra, Espanha e Holanda na modalidade offshore. Segundo José Eduardo, o faturamento do Atlântico cresceu mais de 20% em 2008 com relação a 2007 e para este ano prevê um aumento na receita acima de
30%.

Desde 2006 o Atlântico conquistou e vem mantendo o ISO 91.2000 e o CMMI Nível 3 (Capability Maturity Model Integration) para todo o processo de produção de software. Sem passar pelo Nível 4, a instituição está na reta final da evolução para obtenção do Nível 5 do CMMI. Na seleção das melhores empresas para trabalhar são consideradas avaliações do ambiente de trabalho e da gestão de recursos humanos, desafios constantes, oportunidades de carreira e o ambiente interno da empresa.

Soluções científicas e tecnológicas para as áreas de telecom e TI

A seguir, a íntegra da avaliação publicada no site da revista: “Novato no Guia, o instituto Atlântico parece ter vindo para ficar. Localizada em Fortaleza, a empresa conta com uma equipe jovem e motivada, que fornece soluções científicas e tecnológicas para as áreas de telecom e TI. "É uma empresa de ponta, que nos reconhece e valoriza", diz um colaborador. A turma dedicada à área técnica destaca o dinamismo do instituto e comenta que está sempre se reciclando. "O Atlântico foi um divisor de águas pelo padrão de qualidade que trouxe para o mercado de TI no Ceará", dizem. Quem não está satisfeito em um projeto conversa com o gestor e pede para mudar. Quando o assunto é excelência, aliás, os funcionários não param de se gabar. A começar pelas inúmeras certificações, diferenciais importantes para quem trabalha na área, que são bastante estimuladas pelo instituto. "Há poucas empresas no Brasil com o nível de excelência que temos aqui", afirma um gestor.

Preocupado em desenvolver sua liderança, o instituto investiu no ano passado cerca de 450.000 reais em treinamento. Apesar de ainda sentirem uma certa fraqueza nesse ponto, os funcionários reconhecem que a chefia está melhorando. Mais polêmica parece ser a avaliação de desempenho. Mesmo existindo formalmente, a correria do dia a dia faz com que nem sempre os funcionários recebam o feedback pelo trabalho."Em quatro anos, fui avaliado duas vezes. Os projetos tomam todo o tempo do gestor, o que dificulta a avaliação", diz outro funcionário. Fica o recado”. (Amanda Salim)

O Instituto Atlântico é uma Associação civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fornecer à sociedade soluções científicas e tecnológicas. Criado em 2001, pelo CPqD, atua nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, desenvolvendo e difundindo tecnologias inovadoras e de alto valor agregado. Tem sede em Fortaleza e filiais em Sobral (CE) e em São Paulo. A unidade na capital paulista foi inaugurada neste ano, com o objetivo de produzir software para o sistema financeiro.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 33 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Veja o ranking completo das melhores empresas para se trabalhar no Brasil:
http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas/

Por Flamínio Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário