quarta-feira, 14 de abril de 2010

DPM/TSN Engenharia na mídia

Empresas expõem inovações em Feira

O evento, realizado pelo IEL e CNPq, pretende identificar o cenário atual de inovação no setor do Estado

Soluções práticas e econômicas na área de engenharia e palestras de especialistas com foco no ousadia. Essa foi a tônica da Feira de Inovação Tecnológica das Empresas de Engenharia, ontem, na Fiec. Entre os produtos apresentados nos estandes, placas de plástico reciclado para construção de edificações, medidores de poços profundos sofisticados e até um robô mergulhador, inspirado na tecnologia dos submarinos: todos idealizados e produzidos no Ceará.

Produtores inovadores

Um dos destaques da Feira foi o protótipo Samba, como é denominado o minissubmarino de braço robótico, criado pela Armtec para coletar materiais e realizar inspeções em locais inóspitos para o homem. Além de ser 40% mais em conta que os demais robôs de propósito semelhante, a base para construí-lo pode evoluir para o aparecimento de robôs com maior capacidade de profundidade.

Já a DPM Engenharia mostrou um medidor de poço profundo e açudes que injeta ar para monitorar o nível da água (método de borbulhamento) de menor risco para o investidor.

Segundo o diretor comercial, Jaime Boscovi, o diferencial desse equipamento é o seu custo e maior durabilidade. "Nada eletrônico fica submergido em contato com a água, o que diminui a possibilidade de infiltrações. Isso também reduz as chances da sonda de profundidade ser danificada por raios", explicou. O medidor já está sendo utilizado em 63 poços em todo o Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN - ITIC
Line Mara - Estagiária de Jornalismo
Fones: + 55 85 3279-2188
Email: comunicacao@institutotitan.org.br
www.twitter.com/@institutotitan

Nenhum comentário:

Postar um comentário