segunda-feira, 27 de julho de 2009

Outsourcing deve crescer 10% no Brasil

Para o Gartner, outsourcing no Brasil em 2009 deve crescer de 10 a 12%. “O outsourcing continua a evoluir, pois as empresas estão conscientizadas de que é maneira de se tornarem mais ágeis, enxutas e flexíveis.”, diz Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Garner. Porém, ele alerta às empresas que não adotem o outsourcing apenas para cortar custos, mas como uma ferramenta estratégica. “É importante que os CIOs e gerentes de compra não deem um passo para trás e façam uma análise dos benefícios do outsourcing no seu negócio.” Na América Latina, a projeção de gastos com outsourcing será de 6% em 2009, segundo o Gartner. Globalmente, a estimativa é de 4,3%. A pesquisa foi arpresentada na 6ª Conferência Anual Gartner Outsourcing, realizada hoje e amanhã (dias 15 e 16 de agosto) em São Paulo. Foi realizada em 30 países, incluído o Brasil, e considera os valores a partir dos orçamentos de TI das empresas.

Competição com a Índia

Segundo Ian Marriot, vice-presidente de pesquisas do Gartner, na comparação com a Índia, o Brasil leva vantagem em três aspectos: infraestrutura, ambiente político e econômico e compatibilidade cultural. Porém, para disputar o mercado, o Brasil precisa melhorar nos quesitos educação e proteção à propriedade intelectual, adverte Marriot.
Provedores de outsourcing indianos estão vindo ao Brasil como um reconhecimento da força do país para esse tipo de serviço, afirma Marriot. “Apesar de representar uma concorrência para as empresas brasileiras, elas veem benefícios, pois isso vai aumentar o conhecimento na área no país”, diz. Na opinião de Dreyfuss, é importante que as empresas não centralizem o outsourcing em apenas um país. “O caso da Satyam mostra que é importante não colocar todos os ovos em uma só cesta”, diz. A indiana Satyam, que era considerada uma das maiores empresas de outsourcing do mundo, foi acusada de fraude no início do ano e acabou sendo comprada pela Tech Mahindra para recuperar a confiança do mercado.

Link: http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2667324075651481429

Por, Kátia Arima da INFO online
Assessoria de Comunicação do Instituto TITAN – ITIC
Fones: (85) 3279-2188 / 9977-6328 Kellyanne Pinheiro – Jornalista responsável – MTB: 2354/CE Gisele Antenor – Estagiária de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário